Existem várias formas de uma corporação garantir a alimentação de seus colaboradores, e uma das mais vantajosas é investindo na instalação de um restaurante na empresa. No entanto, montar um é uma tarefa complexa e que exige muito planejamento. É justamente por esse motivo que o ideal é contratar uma consultoria antes de implementar o restaurante.

O consultor é uma pessoa especializada em identificar erros e capaz de visualizar todo o processo de gestão da empresa de uma forma crítica e imparcial — ao contrário dos gestores, que já estão tão acostumados com o cotidiano da empresa que, muitas vezes, perderam a sensibilidade para encontrar falhas.

A seguir, falaremos sobre as vantagens do restaurante interno para a empresa e mostraremos a importância da consultoria antes da inauguração dele. Quer saber mais? Então acompanhe a leitura!

Quais são as vantagens de se ter um restaurante na empresa?

A alimentação saudável é um dos fatores condicionantes de saúde e bem-estar. Uma pessoa que tem uma dieta baseada em alimentos frescos, variados e nutritivos tem menos chances de adoecer. Além disso, é por meio do metabolismo da comida que o corpo humano produz energia.

Isso significa que as empresas que investem na concessão de benefícios alimentícios aos seus colaboradores conseguem reduzir as taxas de rotatividade e absenteísmo, além de aumentar consideravelmente a satisfação e a motivação da equipe.

Mas, afinal, por que a instalação de um restaurante corporativo é tão vantajosa? Quando a empresa fornece refeição a seus colaboradores, ela é responsável por adquirir os alimentos e escolher o cardápio. Portanto, essa é a melhor forma de garantir que os colaboradores estarão, de fato, usando o benefício para se alimentar corretamente.

Isso não acontece com o vale-alimentação, por exemplo, pois o indivíduo pode usá-lo para comprar qualquer tipo de alimento no mercado, como biscoitos recheados e comidas congeladas. Nesse caso, a empresa não pode assegurar a qualidade das refeições do colaborador.

Por que fazer uma consultoria antes de inaugurar o restaurante corporativo?

Como dissemos anteriormente, o consultor é responsável pela identificação e resolução de problemas que, na maioria das vezes, os gestores não sabem que existem. Esses e seus colaboradores estão tão envolvidos e acostumados com os processos da empresa que não conseguem identificar os erros com facilidade.

O papel do consultor, além de encontrar falhas, é sugerir estratégias para diminuir os gastos e evitar problemas com a documentação do estabelecimento. Quando falamos em um restaurante, a consultoria também tem a função de orientar os gestores para que a cozinha e o restaurante estejam de acordo com as normas do PAT (Programa de Alimentação do Trabalhador).

Quais são as vantagens da terceirização do restaurante corporativo?

Quando uma empresa decide criar um restaurante próprio, a gestão terá que gastar tempo, energia e verba para arcar com o recrutamento, a contratação e o treinamento de vários colaboradores novos. Todos os gastos envolvendo a manutenção da cozinha serão de responsabilidade da empresa.

A empresa terceirizada será responsável por cuidar de toda essa parte burocrática. Além de significar uma redução de custos para a sua empresa, essa também é uma forma de delegar tarefas. Sendo assim, a gestão terá mais tempo para se dedicar a outros assuntos mais importantes para o bom funcionamento do negócio.

Por último, mas não menos importante, a terceirização do restaurante é uma forma de garantir refeições de alta qualidade. As empresas prestadoras de serviços são conhecidas por terem equipes treinadas e eficientes.

Instalar um restaurante na empresa pode parecer um investimento muito alto, mas, se você colocar tudo na ponta do lápis, vai perceber que, a longo prazo, o retorno será muito mais benéfico. Afinal, a melhor forma de aumentar a produtividade da empresa é investindo nos colaboradores.

Gostou das nossas dicas? Ficou interessado em fazer uma consultoria no seu restaurante corporativo? Então, faça uma consultoria grátis conosco e conheça mais sobre o nosso trabalho!

Deixe uma resposta