O rótulo é um sistema obrigatório que permite ao consumidor ficar informado sobre as composições de certos insumos, bem como a origem dos alimentos, sua data de fabricação e vencimento. Logo, ler esses escritos antes de levar o produto para casa é de fundamental importância.
Nessa perspectiva, muitas pessoas que têm algum problema de saúde, como diabetes, pressão alta e intolerância ao glúten, ficam atentas aos rótulos das embalagens a fim de não ingerir alimentos que comprometerão a sua qualidade de vida.
Está gostando do conteúdo apresentado? Então, continue a leitura!
Quais são as principais informações que devem ser apresentadas em um rótulo?
É fato que o rótulo também pode ser considerado uma estratégia de marketing. Por esse motivo, os indivíduos devem ficar atentos às informações que estão em destaque, como “caseiro”, “livre de gorduras trans” e natural.
Nesse sentido, é preciso que esses produtos industrializados tenham em suas embalagens tabelas que forneçam as quantidades de sal, açúcar, corantes e gorduras da sua composição. Desse modo, o consumidor saberá se pode ou não adquirir esse alimento.
Além disso, é preciso acrescentar outras informações no rótulo, entre elas destacam-se o valor energético, o nível de gorduras saturadas e trans e quais são as proteínas e vitaminas ali presentes.
Como os rótulos podem ajudar a ter uma alimentação saudável?
É nítido que boa parte da população tem se preocupado em manter a boa forma, buscando uma alimentação mais leve e isenta de açúcares, sódio e emulsificantes. Logo, devido a esse engajamento das pessoas com os hábitos saudáveis, os rótulos das embalagens têm sido um sinal de alerta para esses consumidores.
Diante disso, a população tem procurado alimentos que tenham somente os nutrientes de que o organismo precisa. Nesse contexto, é comum optar por comidas mais equilibradas, ricas em fibras e vitaminas essenciais.
Então, as embalagens podem ajudar esses indivíduos a encontrarem insumos saudáveis. Isso ocorre por meio de rótulos nutricionais que têm a numeração correta dos valores de lipídios, proteínas, vitaminas e sais minerais.
Como são feitos os rótulos das embalagens?
Em primeiro lugar, é preciso que o produto, antes de chegar às prateleiras, obedeça às normas estabelecidas pela ANVISA. Afinal, os alimentos precisam ser devidamente embalados e contar com o selo de qualidade.
Dessa maneira, algumas informações são a base para a formação das rotulações. Uma das mais importantes é a lista de ingredientes usados, bem como a origem de cada um. Somado a isso, é preciso ter tabelas, imagens e legendas que ajudem o entendimento do consumidor, visto que ele precisa estar ciente do produto que vai consumir.
Portanto, é nítida a tamanha importância dos rótulos na composição de certos produtos. Afinal, além de gerarem maior confiança para o cliente, demonstram que a indústria tem cuidado com a saúde dos seus consumidores. Por isso, fornece os dados necessários a eles, como a origem dos alimentos e o seu teor proteico.
Gostou do post? Então, aproveite para compartilhar este conteúdo nas suas redes sociais para que os seus contatos também fiquem por dentro do assunto.