Invista em um controle de estoque eficiente para usar melhor os recursos e aproveitar boas oportunidades de negócio

O controle de estoque é uma atividade fundamental para o sucesso de qualquer indústria. Em essência, trata-se do registro contínuo de entrada e saída de mercadorias, envolvendo produtos prontos para a venda ou para uso interno (equipamentos de manutenção e matéria-prima para fabricação de novos artigos).

Subestimar a importância do controle de estoque costuma ser um erro grave para qualquer empresa. No restante do texto, detalhamos os motivos. É só acompanhar!

As vantagens do controle de estoque

Monitorar o estoque de uma indústria não é uma tarefa simples, sobretudo se a empresa tem unidades espalhadas por várias localidades. Muitas vezes, é necessário ter uma equipe toda dedicada para o setor. Mesmo assim, é recompensador. Quer saber por quê?

Otimização de recursos

Alguém leigo no assunto poderia imaginar não haver problema em contar com um grande estoque. Afinal, tratam-se de bens pertencentes à empresa. Pois é bom frisar que a manutenção e o manuseio de um estoque também têm custo. Dessa forma, é preciso levar em conta o local e as condições de armazenamento para que a mercadoria possa ser aproveitada futuramente.

Produtos perecíveis têm uma data de validade, sob risco de acabarem descartados. Sendo assim, peças de um equipamento podem sair de linha e não ter mais valor algum no mercado. Portanto, o controle de estoque reduz desperdícios e agiliza outros processos.

Gestão financeira inteligente

O controle de estoque está diretamente e indiretamente ligado com o setor financeiro. Há quem diga que estoque é sinônimo de dinheiro parado. Afinal, as mercadorias acumuladas têm o seu valor, mas a verba investida nelas poderia ser melhor empregada em outros projetos mais prioritários naquele momento.

Falta de estoque faz com que se perca boas oportunidades de venda. O excesso, por sua vez, compromete o capital de giro, importante para pagamento de funcionários, impostos e outras demandas previstas e imprevistas.

Gerenciamento de produtividade

Se falta matéria-prima, a produção diminui e os funcionários podem acabar subutilizados por determinados períodos. Por outro lado, se o ritmo de produção for intenso demais, surgirão dificuldades para posterior estocagem e distribuição dos produtos. Antevendo épocas de maior procura, é possível regular o tamanho da equipe e o ritmo de trabalho – no final de ano, por exemplo, o Natal aquece praticamente todos os setores do mercado e justifica um aumento na produtividade.

Atendimento eficiente ao consumidor

Imagine a seguinte situação: sua empresa oferece um produto de qualidade, as equipes de marketing e vendas conseguem novos clientes, mas… o estoque não dá conta do recado. O resultado? Atraso na entrega ou até mesmo cancelamento do negócio. E também um bom prejuízo para sua marca, pois reverter uma imagem negativa leva tempo e esforço. O controle de estoque bem-feito é o que vai permitir aproveitar boas oportunidades e não dar passos maiores que as pernas.

O apoio que sua empresa procura

A proposta da Exal é oferecer as soluções ideais para o seu negócio. Isso inclui limpeza, manutenção, controle de acesso, apoio administrativo, apoio para produção e gestão de restaurantes. Conosco, você centraliza todos os serviços em um só lugar, com mais eficiência!

Entre em contato e nos diga sua necessidade.

Deixe uma resposta