As empresas têm se preocupado cada vez mais com a satisfação dos colaboradores no desempenho de suas atividades. Essa estratégia diminui a rotatividade, garante comprometimento e engajamento dos funcionários e ajuda a retê-los na organização.

Eles devem ser abordados de uma forma holística para que a companhia consiga manter a sua permanência no ambiente corporativo. Atualmente, não basta disponibilizar benefícios, como convênios médicos e descontos em farmácia. É preciso ir mais adiante e conquistar o profissional por meio da oferta de uma atmosfera agradável e do incentivo de práticas saudáveis, com uma boa alimentação.

A alimentação saudável disponível no ambiente corporativo deve ser pensada de forma a prevenir o aparecimento de doenças crônicas, melhorar a disposição e a produtividade dos funcionários e ser bem saborosa.

Pensando nisso, elaboramos algumas dicas para implantar uma alimentação saudável nas empresas e conseguir “aplausos” de seu quadro de pessoal. Continue a leitura!

Como melhorar a qualidade de vida dos colaboradores?

Invista em lanches saudáveis

As orientações nutricionais prezam pela ingestão de alimentos a cada três horas para diminuir a vontade de comer. Uma das estratégias para agradar aos funcionários é introduzir opções saudáveis para o lanche da manhã e da tarde.

Para isso, a empresa deve consultar um nutricionista, que elaborará um cardápio com variedade de produtos naturais e sem conservantes. Opções de lanche com frutas já picadas e prontas para o consumo, pães integrais e sucos naturais serão bem aceitas pelos trabalhadores.

Promova palestras sobre alimentação saudável

As palestras sobre nutrição ajudarão a sensibilizar os trabalhadores quanto à adoção de hábitos alimentares saudáveis. Os conteúdos podem ser variados, começando pelos benefícios da alimentação saudável e tratando de alergias alimentares e até de receitas culinárias.

As orientações nutricionais devem estar associadas à prática de atividades físicas, à cessação do tabagismo, à moderação do uso de bebidas alcoólicas e à realização de atividades prazerosas.

Oriente sobre a hidratação corporal contínua

Os benefícios da hidratação corporal estão relacionados a praticamente todos os processos fisiológicos. A ingestão de dois litros de água diariamente é capaz de controlar a pressão arterial por aumentar o volume sanguíneo, prevenir o aparecimento de cãibras e melhorar o funcionamento renal.

A prática também ajuda a fluidificar as fezes, facilitando o trânsito intestinal e impedindo a constipação (prisão de ventre), e promove saciedade, o que pode auxiliar na perda de peso. Além disso, disponibiliza água para a pele, contribuindo para uma aparência saudável e bonita.

Um bom gestor pode, por exemplo, adquirir garrafas plásticas personalizadas para os seus funcionários e estimulá-los quanto ao consumo de líquidos.

Incentive campanhas motivacionais para cuidados com a saúde

Uma empresa antenada e preocupada com a qualidade de vida e a produtividade no trabalho deve pensar em estratégias relacionadas ao auxílio a doenças metabólicas (hipertensão, sobrepeso, diabetes etc.).

Nesse sentido, pode ser criado um pacote de benefícios para os funcionários, como consultas ao nutricionista, descontos em academias de ginástica, cartão de fidelidade para lojas que vendem produtos saudáveis, entre outros.

Qual é a relação entre a boa alimentação e a retenção de talentos?

Segundo uma pesquisa feita pela Right Management, funcionários satisfeitos e motivados chegam a aumentar a sua capacidade de produção em até 50%. Foram entrevistadas pessoas de 15 países diferentes, sendo que dez dentre esses participantes são brasileiros.

O nível de engajamento dos colaboradores brasileiros, se comparado com as demais potências mundiais, ainda é muito baixo. No entanto, quando devidamente motivados, eles conseguem atingir uma taxa de engajamento e de produtividade acima da média.

A gestão de benefícios, indiscutivelmente, é uma estratégia muito eficaz para aumentar a motivação dos colaboradores e, consequentemente, os resultados da empresa. Além de melhorar a produtividade dos profissionais, essa é uma ótima forma de atrair e reter novos talentos.

Os profissionais modernos reconhecem o seu potencial e procuram empresas que valorizem as suas qualidades. Hoje em dia, oferecer apenas um salário interessante não é mais o suficiente para satisfazê-los. Portanto, se você quer atrair novos funcionários, é preciso ter um diferencial competitivo, disponibilizando um benefício que faça os novos talentos escolherem a sua companhia e não a concorrência.

Como promover a melhora da alimentação dos colaboradores?

Existem várias maneiras de oferecer benefícios de alimentação aos funcionários. Alguns gestores ficam na dúvida sobre qual forma escolher, questionando-se sobre qual é o melhor benefício alimentar. A verdade é que não existe um melhor do que o outro, pois tudo depende das condições de cada corporação e das necessidades dos profissionais.

Em primeiro lugar, podemos citar o vale-alimentação. O funcionário recebe um cartão com um saldo limitado para usar em supermercados, padarias, açougues e outros estabelecimentos do tipo. A desvantagem desse recurso é que não há como a empresa monitorar o que o colaborador está comprando. Ele pode gastar todo o saldo em produtos industrializados e cheios de calorias, por exemplo.

Muitas pessoas costumam confundir os dois, mas o vale-refeição tem algumas diferenças fundamentais em relação ao anterior. Como o nome já sugere, ele é destinado para a compra de refeições prontas em restaurantes, lanchonetes ou em qualquer outro estabelecimento.

Assim como acontece com o vale-alimentação, porém, a empresa não pode garantir que o colaborador vai usar o benefício para ter uma refeição balanceada e saudável.

Se o seu objetivo com a concessão de benefícios for melhorar a saúde e o bem-estar do seu time e garantir que ele terá uma alimentação mais saudável, então, a melhor opção é investir em um restaurante corporativo. Dessa forma, a empresa pode contratar uma equipe de nutricionistas para montar os cardápios e assegurar que todos terão acesso a refeições balanceadas, saudáveis e de qualidade.

Existem muitas companhias prestadoras de serviços, como a Exal, que são especializadas na instalação de restaurantes internos. Se você não quer se preocupar com a parte burocrática, então, contrate uma empresa e terceirize o serviço. Assim, os seus colaboradores poderão usufruir de uma alimentação saudável e os gestores da sua corporação não precisarão se preocupar com a gestão do restaurante.

A alimentação saudável é um estilo de vida que deve ser adotado em todos os ambientes. As empresas podem ser responsáveis pelas mudanças juntamente ao quadro de pessoal. Os profissionais ficarão mais dispostos e motivados para realizar as atividades e engajarão com os propósitos da organização, enquanto os gestores terão bons funcionários por muito tempo.

Gostou deste texto sobre alimentação saudável nas empresas? Está interessado em investir no planejamento alimentar e no bem-estar de seus colaboradores? Então, entre em contato conosco agora mesmo e saiba mais sobre os nossos serviços.

Deixe uma resposta