Gerenciar uma empresa não é uma tarefa fácil. O desafio é ainda maior no caso de organizações de grande porte, que contam com muitas etapas dentro do processo de produção. Felizmente, existem várias estratégias que podem facilitar a vida de um gestor nesse quesito. Uma delas é o supply chain.

Se você ainda não sabe o que é supply chain, veio ao lugar certo. A seguir, explicamos o conceito, quais os benefícios que ele proporciona e o que fazer para colocá-lo em prática na sua empresa. Confira!

O que é supply chain?

O termo supply chain (ou cadeia de suprimentos, em português) se refere aos caminhos que um produto percorre, desde a extração da matéria-prima até a entrega na casa do cliente. Portanto, abrange todas as atividades produtivas, como: compra de insumos, estoque, transporte, fabricação, armazenamento, embalagem, distribuição e venda.

Imagine que você fecha uma ordem de pedido expressiva para sua empresa, mas, por problemas no armazenamento, o produto acabou avariado. Se o cliente precisar do produto com urgência, ele certamente não poderá passar por todo o processo de produção para recebê-lo.

Dessa forma, por um contratempo em um dos processos da sua empresa, você acaba de perder uma venda. É por esse motivo que o supply chain é tão importante para o bom andamento dos negócios.

Quais os benefícios do supply chain para as empresas?

O principal objetivo do supply chain é organizar, otimizar e gerenciar todas as variáveis contidas na produção de uma empresa para garantir que o produto seja entregue ao cliente nas melhores condições possíveis.

Uma organização que investe em supply chain passa a ter mais capacidade e facilidade para cumprir prazos, uma vez que todas as etapas estarão alinhadas. Além disso, a maior organização dos processos leva ao melhor aproveitamento, tanto das matérias-primas quanto do espaço físico, de tempo e de dinheiro.

Veja, a seguir, outros benefícios que o supply chain tem a oferecer para sua empresa:

  • redução de custos relacionados a gastos com produção e estoque;
  • maior eficiência devido à otimização do tempo e dos processos;
  • melhoria na integração entre os setores, para manter o alinhamento entre os processos;
  • aprimoramento dos serviços;
  • maior satisfação do cliente final.

Como colocar o supply chain em prática?

O primeiro passo para implantar qualquer tipo de mudança em uma empresa é definir os objetivos que se deseja alcançar. A partir disso, o gestor conseguirá acompanhar o desempenho e os resultados obtidos depois do supply chain e concluir se ele foi implantado da maneira correta.

Outro passo importante é preparar o time. De nada adianta decidir otimizar os processos se os seus colaboradores não estiverem treinados para tal. Sendo assim, capacite sua equipe, invista em ferramentas para ajudá-los a alinhar ideias, melhorar processos e facilitar o trabalho.

Por último, mantenha o monitoramento. Os gestores precisam acompanhar de perto as mudanças e ajudar seus colaboradores de forma ativa. Se você seguir todos esses passos, temos certeza de que terá sucesso ao implantar o supply chain no seu negócio.

O que achou deste texto? Entendeu o que é supply chain e qual a sua importância dentro de uma empresa? Compartilhe sua opinião sobre o tema e o artigo nos comentários!