A inteligência artificial está mudando os rumos da gestão de facilities. Então, descubra como!

A inteligência artificial e gestão de facilities tem mostrado ser uma união bem sucedida. Segundo o estudoIBM Global AI Adoption Index 2022”, 41% das empresas brasileiras já implantaram a inteligência artificial (AI) e 37% das organizações revelaram que a AI tornou os processos de negócios e operações diárias mais eficientes.

Neste artigo, explicaremos o que é inteligência artificial, sua relação com a gestão de facilities, exemplos e desafios desse conceito. Confira os próximos tópicos!

O que é inteligência artificial?

Explicando de forma simples, a inteligência artificial é um sistema (ou conceito) que utiliza máquinas capazes de imitar a inteligência humana. Sendo assim, a AI consegue realizar tarefas simples ou complexas, aprimorar o modo como as executa e aprender novos conhecimentos.

Tudo isso é possível, pois a inteligência artificial coleta, analisa e aplica as informações vindas de poderosas fontes de dados encontradas no universo online. Dessa forma, a AI se torna uma aliada das empresas na realização de processos internos.

Quanto à estrutura da inteligência artificial, é composta por um conjunto de redes neurais artificiais, algoritmos, sistemas de aprendizagem (também conhecidos como machine learning) e tecnologias de alto desempenho.

Qual é a relação entre inteligência artificial e gestão de facilities?

Aplicando na gestão de facilities, a AI tem a função de automatizar demandas, elevar a produtividade e a eficiência dos profissionais internos, otimizar recursos financeiros, reduzir o tempo gasto com tarefas manuais, monitorar operações, realizar estudos e minimizar riscos para o negócio.

Exemplos de inteligência artificial na gestão de facilities

No caso das maneiras como pode ser utilizada, a inteligência artificial:

  • Ajuda na gestão das operações das várias etapas da cadeia de suprimentos;
  • Monitora os níveis de reservatórios da água, o funcionamento das máquinas e equipamentos;
  • Mensura o consumo de energia elétrica, gás e água;
  • Controla a luminosidade e temperatura dos ambientes internos;
  • Monitora as câmeras de segurança interna, bem como os sistemas tecnológicos – para que não sejam atacados por criminosos virtuais;
  • Nas empresas que têm refeitórios para os colaboradores, a AI pode controlar a temperatura dos alimentos e mensurar a quantidade diária consumida.

Quais são os desafios e limitações da inteligência artificial?

Um dos maiores desafios da gestão de facilities em relação a AI é entender a melhor maneira de utilizá-la para entregar soluções. Por exemplo, no serviço de atendimento ao consumidor, a inteligência artificial aparece na forma de chatbots (robôs de interação).

Embora sejam rápidos e eficientes, essas tecnologias podem não entregar a melhor experiência de interação. Vale lembrar que as máquinas não expressam sentimentos. Portanto, não é possível utilizarem um tom de voz suave ao perceberem que o cliente está irritado com alguma situação.

Podemos dizer que essa ausência de sentimentos (ou emoções tipicamente humanas) é também uma das grandes limitações da inteligência artificial. Sendo assim, a gestão de facilities precisará reconhecer a linha tênue entre tecnologia e humanização.

Em outras palavras, delimitar até onde a AI pode ser utilizada e a partir de que ponto os profissionais humanos precisam entrar em ação. Sim, há um longo caminho até que esse conhecimento seja alcançado. Até lá, a inteligência artificial continuará a revolucionar a gestão de facilities.

Entendeu a relação entre inteligência artificial e gestão de facilities? Sendo assim, quer conhecer soluções inteligentes para a área de facilities da sua empresa? Então, entre em contato com a equipe da Exal!