A gestão de compras é reconhecida como uma medida estratégica que interfere diretamente em diversos resultados da corporação. Significa administrar a aquisição de produtos e serviços, para que, ao final das atividades, o resultado seja positivo.

Ao fazer uma gestão de compras eficiente, torna-se possível otimizar as práticas operacionais, reduzir os custos e ter maior controle das entradas e saídas, e assim, manter o equilíbrio para elevar a produtividade do negócio. Quer saber quais são as tarefas da gestão de compras? Acompanhe este artigo!

Manter o setor de planejamento organizado

A princípio, é importante entender que o processo de compra inicia pelo planejamento. Não precisa ter um grande grupo para isso, mas é necessário que antes de fazer as compras, elas tenham objetivos pontuais a serem conquistados. É a partir desse ponto de vista que a prática de adquirir produtos é feita sem que ocorram perdas ou falta na corporação.

Fazer o acompanhamento de dados

Ao falar de planejamento, é impossível não citar que este deve ser feito a partir de dados, ou seja, informações numéricas. Em um restaurante corporativo, por exemplo, um chefe de cozinha deve saber a quantidade de produtos que são usados diariamente e o que está com a necessidade de compra. É fundamental conferir o que tem no estoque para determinar o que precisa ser reposto.

Quando se busca informações por meio de dados, a corporação não tem surpresas ao necessitar de um produto e não tê-lo no estoque, por ter feito um cálculo errado ao fazer as compras. Como também, não sofre perdas financeiras ao ver seus insumos estragados devido à compra em excesso.

Descobrir qual é o estoque mínimo ideal

Dependendo do que são os produtos a serem adquiridos, é interessante que a empresa tenha um estoque reserva. Ao ter essa estratégia, o setor de gestão de compras deverá estabelecer os critérios exatos para quando, quanto e como realizar as compras.

Ao adquirir esse método de compras, a instituição pode ter maior controle dos custos e, com isso, evitar problemas de excesso de produtos armazenados, o que pode levar ao vencimento da data de validade ou perda de insumos por outros diversos motivos.

Contratar fornecedores ágeis

O fornecedor tem um papel fundamental quando se trata de gerir bem as compras de um negócio, sobretudo quando se trata de alimentos. Portanto, antes de contratar um fornecedor, procure referências sobre o mesmo.

Um bom fornecedor é aquele que cumpre os prazos e está sempre com a intenção de ajudar os seus clientes em momentos de emergência, além de ser atento quanto ao cuidado com os produtos durante a entrega.

Fazer uma gestão de compras à altura do negócio, não é uma tarefa fácil, porém precisa de conhecimento e experiência para que o resultado seja satisfatório. Entregar esse gerenciamento sob o olhar e os cuidados de quem conhece bem como fazer isso, pode promover uma promoção além do esperado.

Gostou de conhecer um pouco mais sobre esse assunto tão importante em uma corporação? Fique à vontade para deixar seu comentário e algumas sugestões sobre o que falamos.