Compreender os custos operacionais de um restaurante empresarial pode ajudar a melhorar a saúde financeira do seu negócio. Para ter um restaurante bem-sucedido, é fundamental conhecer os seus custos e fazer deles os seus aliados.
É possível definir custos operacionais como sendo aqueles que permitem o pleno funcionamento das atividades do restaurante e, assim, fazem com que ele consiga entregar os melhores resultados para os seus colaboradores. Continue a leitura deste post para saber mais sobre esses custos.
Custos fixos
Os custos fixos são aqueles em que a variação é mínima. Eles precisam ser pagos todos os meses, independentemente de qualquer coisa. Um restaurante apresenta importantes custos fixos, e eles garantem o bom funcionamento das atividades.
Salários dos funcionários
A folha de pagamento dos funcionários entra nos custos fixos mensais mais importantes. Não é possível economizar com os salários pagos aos colaboradores, pois quando eles estão motivados, o restaurante alcança bons resultados.
Os salários consistem em despesas fixas, pois não podem ser retirados. Essa é uma despesa obrigatória em qualquer organização e precisa ser justa, pois o sucesso do empreendimento depende dos profissionais.
Conta de água e luz
As contas de água e luz são indispensáveis em um restaurante. É impossível produzir uma alimentação de qualidade sem a energia necessária para o funcionamento das máquinas e a água para o cozimento e a higienização dos alimentos.
Custos variáveis
Os custos variáveis sempre vão mudar conforme a produção do restaurante. Se o nível de produção do mês for elevado, os gastos variáveis vão aumentar, e vice-versa.
Insumos
Os insumos utilizados na produção entram para os custos variáveis. Essa categoria abrange todos os ingredientes usados nas refeições e os gastos com as despesas básicas diretamente associadas ao processo de produção.
Manutenção
A manutenção é deixada de lado por muitos gestores, mas não deveria. Esse gasto envolve a manutenção dos equipamentos da cozinha do restaurante. Quanto maior for a sua produção, mais desgaste as ferramentas sofrem. Por esse motivo, é preciso levar em consideração esses valores, pois eles interferem na receita final.
Mão de obra
A mão de obra entra nos custos variáveis, pois o valor final vai depender da quantidade de colaboradores no restaurante.
Para garantir o funcionamento do restaurante, é essencial se atentar aos custos operacionais. Eles permitem a realização das atividades de forma satisfatória, com a finalidade de evitar possíveis contratempos.
Uma dica: é necessário que todos os gastos sejam registrados. No momento de decidir implementar um restaurante na sua empresa, pesquise mais sobre os custos fixos e variáveis, de forma a não ter grandes surpresas com os valores finais.
Gostou de conhecer um pouco mais os custos operacionais de um restaurante na empresa? Então, aproveite para saber os motivos de contratar uma consultoria antes de implementar um restaurante no seu negócio!