O certificado GPTW (Great Place to Work) pode ser traduzido livremente como um “ótimo lugar para trabalhar”. Esse é o principal critério de pesquisa, avaliação e classificação de empresas adotado pela consultoria conhecida pelo mesmo nome do selo.

Para as lideranças em gestão de pessoas, há poucas ações que proporcionam tanta honra quanto ser certificada pelo GPTW. Um dos principais benefícios dessa certificação é sinalizar para o mundo que a empresa conseguiu desenvolver uma cultura de excelência.

É sobre esses aspectos que trataremos neste artigo. A seguir, entenda melhor o conceito da certificação GPTW, critérios para emissão do selo, benefícios que proporciona e como a Exal alcançou esse patamar tão importante. Confira!

O que é o GPTW e sua certificação?

O Great Place to Work (GPTW) confere um dos certificados mais importantes quando o assunto é gestão de pessoas nas organizações. Sua relevância é mundialmente reconhecida, tanto por clientes quanto por talentos que atuaram em companhias certificadas.

A organização certificadora atua com pesquisas, rankings e classificações no Brasil desde o ano de 1997, mas o GPTW foi lançado somente em 2017. Ele emite um selo que identifica as organizações que conseguem fazer um bom trabalho com seus colaboradores.

O selo GPTW é conferido apenas às organizações que obtiveram boa avaliação na Jornada de Certificação e Ranking GPTW. Após a certificação, o selo é válido por 12 meses. Para renová-lo é preciso fazer uma nova aplicação.

Como as empresas são analisadas para a certificação

O primeiro passo para obter o selo é a empresa adquirir um plano do Great Place to Work. Em seguida, ela recebe um questionário a ser aplicado aos colaboradores em até seis meses. Ele contém a análise das práticas adotadas pela organização, com propostas de planos de ação para melhorias.

Após coletar as respostas da pesquisa realizada, a empresa recebe uma análise aprofundada quanto à sua cultura. Nela constam informações como a percepção dos colaboradores quanto a empresa ser um local de trabalho justo, quanto à liderança e sentimentos de pertencimento.

A etapa de análise dos resultados da pesquisa é realizada no processo de certificação, e permite entender melhor sobre o que os colaboradores pensam da organização, proporcionando uma visão clara dos pontos fortes e oportunidades de desenvolvimento na cultura organizacional.

Com isso, é realizado um estímulo ao desenvolvimento interno da empresa e apoio para a obtenção da certificação. Caso a empresa obtenha uma pontuação na avaliação, superior a 70%, será contemplada pelo selo.

Tipos de certificação

A Great Place To Work, em parceria com a revista Época, promove diferentes categorias, que podem ser divididas conforme a área de atuação ou o tamanho das organizações, como:

  • Multinacionais;
  • Nacional — empresas de pequeno, médio e grande porte;
  • Setorial — dividida pelo setor de atuação de cada tipo de organização, tais como: tecnologia, saúde, agronegócio, entre outros;
  • Regional — melhores empresas por estado;
  • Temática — ranking que apresenta as empresas que melhor trabalham as temáticas relacionadas a LGBTQIA+, Mulher ou Étnico-Racial, por exemplo.

Quais aspectos são avaliados para obtenção do certificado?

A avaliação do potencial das empresas pelo Great Place to Work é um processo abrangente que considera as complexidades de uma cultura organizacional. Para isso, é utilizada uma abordagem holística, que envolve dois principais componentes como o Trust Index e o Culture Audit.

O primeiro reflete uma pesquisa sobre a percepção e a experiência dos colaboradores em relação à empresa avaliada. Já o Culture Audit analisa as práticas e políticas que moldam a cultura organizacional.

Aspectos focados na pesquisa Trust Index

Essa pesquisa é o coração da avaliação GPTW, já que busca avaliar os pontos-chave sobre:

  • confiança nas lideranças;
  • senso de camaradagem entre os colegas;
  • imparcialidade nas práticas de gestão;
  • percepção sobre as oportunidades de crescimento profissional.

Esses insights permitem uma visão direta sobre a experiência dos colaboradores, fundamental para avaliar a real situação do clima organizacional.

Aspectos avaliados no Culture Audit

O Culture Audit examina as práticas e políticas da empresa que formatam a cultura organizacional. Tais aspectos envolvem desde benefícios e programas de bem-estar até iniciativas de responsabilidade social corporativa.

Dessa forma, é uma avaliação que abrange os seguintes pontos:

  • igualdade de oportunidades;
  • comunicação interna;
  • flexibilidade no ambiente de trabalho;
  • abordagem da empresa em relação à inovação.

Cada um desses pontos é minuciosamente examinado para compreender como as políticas e ações da empresa refletem e fortalecem a cultura organizacional.

Métricas utilizadas para medir o potencial da empresa

Além dos componentes específicos que citamos, há métricas comuns normalmente utilizadas para medir o potencial de uma empresa. Dessa forma, a retenção de talentos, assim como a satisfação dos funcionários, a produtividade e a atração de novos talentos são alguns indicadores-chave.

Além disso, a capacidade da organização para promover um equilíbrio entre vida profissional e pessoal é uma valiosa métrica, que reflete o compromisso com o bem-estar dos colaboradores.

Como as empresas se beneficiam com o certificado GPTW?

As empresas que contam com o certificado GPTW obtêm diversos benefícios. A seguir, conheça alguns dos principais.

Ajuda no melhor recrutamento de talentos

Com a obtenção do selo GPTW, a empresa pode ter acesso aos melhores talentos do mercado, conseguindo um alcance maior na divulgação de vagas disponíveis. Com isso, há um aumento na probabilidade de atrair profissionais acima da média, auxiliando a organização a contratar profissionais adequados e alinhados ao seu negócio.

Uma boa cultura empresarial é pré-requisito para quem procura emprego. E os candidatos utilizam essa certificação para ajudá-los a avaliar as ofertas de vagas de empregos, e validar o que os empregadores dizem sobre a organização em questão. 

Reforça os valores da empresa

As melhorias internas de uma organização não se limitam à obtenção do certificado. Com base em um selo verificado e prestigiado, a empresa consegue manter seus valores e cultura enraizados na dinâmica de trabalho e em sua própria gestão. Dessa forma, é possível garantir um ambiente de trabalho produtivo e agradável.

Em geral, o selo de certificado GPTW está atrelado, especialmente, aos resultados obtidos na pesquisa de Índice de Confiança (Trust Index™), padrão no mercado utilizado para medir a experiência do colaborador.

Agrega valor à imagem/reputação com investidores

Toda empresa certificada pelo Great Place To Work® recebe o selo de certificação digital personalizado. Ele pode ser utilizado por 12 meses, a partir da data da obtenção do certificado, devendo ser renovado anualmente.

A propósito, muitas empresas exibem esse selo com orgulho em perfis sociais, para anunciar suas vagas de emprego. Também o utilizam em sites, blogs, assinaturas de e-mail e impressão em brindes.

Dessa forma, a certificação agrega valor à imagem da organização junto aos colaboradores, bem como aos seus investidores, reforçando que ela se importa com o bem-estar dos funcionários, colocando-os em primeiro plano. Assim, promove e reforça seus valores, missão e cultura, indicando ser um excelente lugar para se trabalhar.

Exemplo disso é a Exal, que foi certificada pelo GPTW e desponta entre as melhores empresas para se trabalhar. Na última avaliação, conquistamos a 19ª posição na categoria Grandes Empresas. E sabe por quê? Nossa dedicação e excelência são refletidas na satisfação dos nossos colaboradores, o que eles próprios demonstram em suas avaliações.

Em suma, obter o certificado GPTW significa explicitamente que a empresa é considerada um excelente lugar para se trabalhar. Essa imagem proporciona diversos benefícios, conforme mostramos neste artigo, e o principal deles é ser reconhecida como uma organização que contribui para o bem-estar dos seus colaboradores. Com isso, ela consegue ter uma boa imagem no mercado, além de atrair e reter os melhores talentos, mantendo-os alinhados e contribuindo para a sua competitividade.

Essas informações foram úteis? Se gostou e deseja acompanhar publicações como esta, assine a nossa newsletter gratuita e receba nossos conteúdos em primeira mão diretamente em sua caixa de e-mails.