Você já ouviu falar no GPTW (Great Place to Work), não é mesmo? Mas já pensou que a sua empresa pode estar nessa lista, figurando entre uma das melhores organizações para trabalhar? Pois saiba que essa é uma possibilidade que pode trazer uma série de benefícios!

O Great Place to Work é um dos certificados mais importantes no que se refere à gestão de pessoas nas empresas. Ele existe desde a década de 80 e é mundialmente reconhecido, tanto por clientes quanto pelos talentos disponíveis no mercado.

Quer saber o que é o GPTW e qual a sua importância para a empresa? Então leia o artigo e descubra!

Afinal, o que é o GPTW?

O Great Place to Work (traduzido como Melhores Lugares para Trabalhar) é um certificado criado pelo jornalista Robert Levering na década de 80. Ele surgiu a partir de uma proposta da editora para que Robert escrevesse um livro indicando as 100 melhores empresas da América para os trabalhadores.

Dos anos 80 até hoje, o selo cresceu e ganhou cada vez mais reputação no mercado. Ele indica quais são as melhores empresas, na perspectiva dos colaboradores, para trabalhar. Para isso, a organização realiza uma pesquisa com os colaboradores, na qual avalia uma série de critérios relacionados ao ambiente de trabalho, clima organizacional e gestão de pessoas.

Qual a importância do GPTW?

O selo GPTW pode trazer uma série de benefícios para a sua empresa. Afinal, esse é um dos certificados mais reconhecidos e importantes no que se refere à gestão de pessoas de um negócio.

Esse selo ajuda, por exemplo, a melhorar a reputação da sua marca empregadora perante o mercado. Dessa forma, você é capaz de atrair profissionais mais qualificados e talentosos. Também indica para os seus clientes que a organização se preocupa com os colaboradores que fazem parte da empresa, melhorando também a sua reputação perante os concorrentes.

Porém, o certificado GPTW ainda pode trazer outros benefícios. Isso porque ele indica quais são os pontos fortes e fracos da sua organização no que se refere à gestão de pessoas. Dessa forma, é possível identificar o que você tem de melhor nesse setor e, inclusive, entender quais são os pontos de atenção em que você precisa se deter de forma a investir na melhoria contínua do negócio.

Como obter o selo GPTW?

Agora que você já sabe a importância do selo Great Place to Work, é hora de entender como obtê-lo. Veja alguns passos necessários:

  • faça um diagnóstico da empresa e busque por pontos de melhoria;
  • invista em clima organizacional e satisfação dos colaboradores;
  • crie benefícios para os colaboradores, como convênios e restaurante organizacional;
  • faça uma auditoria interna e se prepare para a avaliação;
  • acesse o site do GPTW e baixe o questionário;
  • solicite aos colaboradores que respondam o questionário. É necessário 70% do time respondendo;
  • envie os resultados para o GPTW e aguarde a nota. Para obter o selo, é necessário ter 70% de pontuação.

Com este artigo, você entendeu o que é o GPTW e qual a sua importância para a empresa. Descobriu também alguns passos importantes para obter a sua certificação. Saiba que existem empresas que podem ajudar você nesse processo. Buscar benefícios para os colaboradores, como restaurante corporativo ou campanhas para garantir uma alimentação saudável, pode ser uma estratégia importante para melhorar os indicadores de gestão de pessoas da sua organização e, com isso, aumentar as suas chances de conseguir o selo.

Inclusive a Exal também é certificada pelo GPTW e está entre as melhores empresas para se trabalhar, nossa excelência e dedicação se refletem no bem estar dos nossos colaboradores.

Portanto, aproveite para entrar em contato conosco agora mesmo e veja como podemos ajudar você nesse processo!