Você já parou para pensar na experiência que os seus colaboradores têm dentro da sua empresa? Também chamada de employee experience, a experiência do colaborador é a soma de todas as sensações, expectativas e vivências que os trabalhadores têm na sua empresa, desde o primeiro contato até o momento atual.

Entender e criar planos de ação para melhorar a experiência do colaborador na empresa é fundamental, visto que ela está intimamente relacionada ao clima organizacional, à retenção de talentos e à produtividade do time. Quanto melhor é a experiência dos colaboradores, mais engajados, motivados e satisfeitos com o trabalho esses profissionais estão.

Continue a leitura do post e confira as nossas dicas para melhorar a experiência do colaborador!

1. Converse com a equipe

O primeiro passo para melhorar a experiência do colaborador na empresa é entender como ela está atualmente e quais são os principais pontos de atenção que devem ser trabalhados para melhorar o bem-estar a produtividade do time. Quem melhor para ajudar nessa tarefa do que os próprios membros do time?

Comece chamando os profissionais para conversar. Você pode convocar entrevistas individuais e, até mesmo, dinâmicas e rodas de conversa em grupo. Pergunte sobre a experiência do time na empresa e pontos que eles acreditam que poderiam ser melhorados.

Crie um ambiente de confiança, para que eles se sintam livres para dar opiniões e ideias sobre o assunto.

2. Planeje a experiência do colaborador desde a entrada dele na empresa

Uma boa experiência do colaborador começa desde o primeiro contato dele com a empresa. Vale a pena, portanto, repensar todo o contato com os trabalhadores, desde o início do seu processo seletivo até o desligamento.

Planeje o processo seletivo para que ele seja o mais transparente possível, incluindo etapas de onboarding — nas quais seja possível alinhar expectativas com os candidatos desde o início.

Também repense toda a comunicação interna da empresa, de forma a garantir que os colaboradores tenham voz e acesso a todas as informações importantes sobre a organização.

Por fim, o desligamento também faz parte da experiência do colaborador, sendo importante garantir que todo o processo seja humanizado e atencioso, valorizando o trabalho do colaborador que está de saída.

3. Ofereça benefícios interessantes

Benefícios são uma ótima forma de melhorar a experiência dos colaboradores na empresa. Que tal listar quais são os benefícios que podem atender às necessidades e demandas dos seus colaboradores?

Você pode, por exemplo, oferecer convênio com planos de saúde e academias, para que os seus colaboradores cuidem da saúde. Outro benefício que pode agregar valor à sua empresa é a alimentação, por meio do oferecimento de vale-refeição ou de um bom restaurante dentro da empresa — para que os colaboradores possam contar com alimentações balanceadas e de boa qualidade.

A experiência do colaborador é extremamente importante para garantir um bom clima organizacional e a motivação do seu time. Trabalhar esse conceito na empresa, buscando formas de melhorá-la, pode ser uma maneira de destacar a sua marca empregadora e, inclusive, criar um diferencial competitivo para o negócio. Considere, inclusive, ter um restaurante corporativo na empresa para agregar ainda mais valor à organização.

Gostou do artigo? Então ,aproveite para deixar um comentário! Estamos curiosos para saber quais são as mudanças que você pretende fazer para melhorar a experiência do colaborador na sua empresa!