A ginástica laboral é uma prática que tem como objetivo reduzir a tensão muscular e trabalhar a postura e os elementos corporais durante a jornada de trabalho. Ou seja, é uma prática que permite que a sua equipe reserve de 10 a 15 minutos para mexer o corpo e movimentar os músculos.

Ela deve ser comandada por um profissional especializado e pode ser implementada no início, meio ou fim da jornada. Apesar de parecer simples, a ginástica laboral pode trazer uma série de benefícios para a sua equipe.

Quer saber quais são eles? Então continue a leitura e descubra!

1. Melhora a postura

Muitos trabalhadores precisam passar várias horas na mesma posição, como é o caso de quem trabalha na frente de computadores. Além disso, mesmo entre aqueles que estão em constante movimento, pode ser observada a má postura, que, no futuro, tem o potencial de gerar sérios problemas na coluna.

A ginástica laboral é uma ótima aliada no combate a esses problemas. Isso porque, nesse momento, o trabalhador faz pequenos exercícios que trabalham a musculatura. Dessa forma, ele corrige a sua postura e pode mantê-la adequada ao longo da jornada.

2. Evita lesões

LER e DORT são algumas das lesões mais conhecidas no que se refere ao trabalho. Porém, existem várias outras que podem ser desenvolvidas quando o trabalhador faz movimentos repetitivos, levanta peso ou trabalha sentado por muitas horas.

A ginástica laboral também traz benefícios nesse aspecto. Quando implementada, principalmente nos profissionais que possuem mais riscos de lesão laboral, ajuda a corrigir movimentos errados e a relaxar a parte do corpo afetada pelo trabalho. Com isso, há a prevenção de uma série de lesões que, no futuro, poderiam gerar grandes transtornos para o trabalhador.

3. Promove o bem-estar

Ter um momento de relaxamento ao longo da jornada de trabalho promove não apenas o bem-estar físico, mas também o mental. Dessa forma, a ginástica laboral ainda pode ajudar o colaborador a reduzir os seus níveis de estresse e a se sentir melhor.

Isso porque ela propõe exercícios de relaxamento. Além disso, a ginástica laboral ainda permite que o colaborador saia da sua atividade laboral e, por alguns minutos, foque no seu corpo e bem-estar, sem se preocupar com as diversas demandas com as quais precisa lidar diariamente.

4. Favorece hábitos saudáveis

Por fim, vale lembrar que a ginástica laboral pode ajudar o trabalhador a desenvolver hábitos saudáveis até mesmo fora da empresa. Isso porque ele pode perceber os benefícios que os 10 a 15 minutos de ginástica trazem para a saúde e, com isso, se sentir mais motivado para adotar uma rotina de atividades físicas também fora da organização.

Dessa forma, a sensação de bem-estar e os benefícios da ginástica laboral são potencializados, ajudando o trabalhador a entender a importância de cuidar do próprio corpo e da saúde no dia a dia.

Como você pode perceber, a ginástica laboral pode trazer uma série de benefícios, tanto para o colaborador quanto para a empresa como um todo. Portanto, que tal começar a implementar essa prática dentro da sua organização? Identifique o melhor momento para realizar a atividade e conte com um profissional capacitado para passá-la aos colaboradores. Conscientize todos sobre a importância da ginástica e coloque-a na jornada de trabalho da sua empresa!

Quer descobrir outras boas práticas para promover a saúde e o bem-estar dentro da empresa? Então leia também o nosso próximo artigo!