Diversas organizações procuram por programa de bem-estar corporativo, pois é uma maneira de reter e atrair talentos e cuidar da saúde do trabalhador. Essa estratégia impacta positivamente na cultura e nos valores da empresa. Dessa forma, é importante destacar que os funcionários que participam dessas atividades são mais saudáveis, visto que eles saem da rotina e praticam atividades que os deixam mais felizes e satisfeitos.

Sendo assim, muitas empresas estão percebendo que programas de bem-estar deixam os trabalhadores mais produtivos e buscando ações para melhorar a sua rotina, que engloba felicidade, bem-estar e saúde.

Continue a leitura e conheça 5 formas de promover a saúde e o bem-estar dos colaboradores em sua instituição. Acompanhe!

1. Programa de ginástica laboral

Várias são as vantagens ocasionadas com a prática da ginástica laboral, por exemplo, a diminuição da fadiga e do sedentarismo, a prevenção de enfermidades ocasionadas pelo estresse e por outros fatores, o aumento da produtividade e a melhora no condicionamento físico.

Caso sua empresa não tenha verba suficiente para contratar um profissional de educação física para realizar treinamentos de ginástica laboral, você pode usar a televisão corporativa com alguns exercícios eficientes para os trabalhadores.

2. Atividade física

Estimule os profissionais a praticarem exercícios físicos. Para isso, inicie sugerindo pequenas mudanças, como usar as escadas, descer do transporte público um pouco distante e ir trabalhar de bicicleta.

Além do mais, lembre-se de que os programas presenciais de bem-estar são excelentes incentivos – por exemplo, massagem e yoga. É interessante que você feche um grupo de colaboradores interessados e convide um professor ou massagista para realizar algumas sessões em seu negócio.

3. Alimentação saudável

Uma boa alimentação é primordial. Dessa maneira, converse com sua equipe a respeito de uma alimentação equilibrada. Avalie a opção de ter à disposição dos trabalhadores alguns alimentos saudáveis, por exemplo, frutas. Não se esqueça que a hidratação também é primordial para a saúde e o bem-estar dos seus colaboradores. Saiba que convidar um nutricionista para falar uma pouco desse assunto e contratar uma empresa especializada para oferecer refeições para os seus funcionários pode ser muito satisfatório.

4. Clima organizacional saudável

O clima organizacional ajuda na elevação da produtividade das tarefas, para o desenvolvimento do trabalhador e para o aumento do comprometimento dos profissionais que se sentem acolhidos.

Desse modo, é imprescindível analisar os pontos de conflito entre funcionários e as chances de inserir acordos amigáveis ou transferência de setor e procurar sempre avaliar a satisfação quanto às atividades efetuadas.

Além do mais, é recomendado encaminhar os colaboradores que estejam claramente desmotivados para um acompanhamento psicológico, entre outras ações eficientes para a solução dos problemas internos e para o bem-estar corporativo.

5. Controle de estresse

O estresse consiste em um dos maiores malefícios da nossa época. Uma boa estratégia para acabar com esse problema é evitando ações que levam a um controle exagerado a respeito da execução das atividades por parte dos funcionários. As pessoas gostam de tomar decisões e fazer parte de algo grande. Por essa razão, busque proporcionar aos seus profissionais todos os treinamentos e as informações que necessitam para tomar as mais eficientes decisões.

Portanto, para proporcionar um eficiente bem-estar corporativo, sua empresa pode formalizar parceria e convênios com academias, nutricionistas, profissionais de educação física e outros que podem melhorar o desempenho das atividades. Logo, as propostas mencionadas podem melhorar a saúde e a relação do trabalhador com a organização que presta serviço.

Gostou do nosso post? Então, aproveite para seguir nossas redes sociais para ficar por dentro de outros assuntos – estamos no Facebook e Instagram!