Quando falamos sobre a qualidade do ambiente de trabalho, existem vários fatores que afetam diretamente os colaboradores e, por isso, devem ser levados em consideração, como: a temperatura, a organização, a iluminação, a presença de barulho e a limpeza do local.

Por mais incrível que pareça, existem muitas empresas que não dão a devida importância à higiene corporativa. Garantir o bem-estar e a integridade física dos colaboradores deveria ser a prioridade de toda corporação. Por isso, neste texto, nós falaremos exatamente sobre esse assunto.

A seguir, nós explicaremos quais são os benefícios da higiene corporativa para as empresas e listaremos algumas boas práticas que devem ser seguidas para manter o local de trabalho sempre limpo. Ficou curioso? Então continue com a leitura!

A importância da higiene corporativa

Higiene e segurança no trabalho são assuntos que estão totalmente interligados. Portanto, é correto dizer que, ao manter a limpeza do ambiente de trabalho, você está zelando pela saúde e pelo bem-estar da sua equipe de colaboradores.

A probabilidade de trabalhadores contraírem alguma doença em ambientes insalubres é muito maior. Além disso, a falta de limpeza pode ocasionar acidentes. Uma pessoa que trabalha em uma cozinha com o chão engordurado de óleo, por exemplo, pode escorregar e se machucar.

Por fim, é necessário ressaltar que um ambiente limpo e organizado oferece melhores condições de trabalho e deixa os colaboradores mais à vontade. Ambientes sujos podem até mesmo desmotivar os funcionários e destruir o clima organizacional — afinal, quem se sente feliz trabalhando em um lugar sem higiene básica?

Como manter a higiene no ambiente corporativo?

Mantenha os banheiros limpos e funcionáveis

O banheiro é um dos lugares que mais precisam de atenção quando o assunto é higiene, pois é essencial que os colaboradores possam atender às suas necessidades fisiológicas com dignidade.

O número de banheiros, lavatórios e torneiras disponíveis depende do número de funcionários da empresa. Por exemplo, uma empresa onde os colaboradores trabalham em condições insalubres deve disponibiliza um chuveiro para cada 10 pessoas. O ideal é contar sempre com um bom número de banheiros para que todos possam fazer uso dessa área.

Também é de extrema importância que você não deixe faltar nos banheiros os produtos de higiene necessários, como sabonete, papel higiênico e toalha de papel para as mãos.

Promova a conscientização dos seus colaboradores

De nada adianta você contratar uma equipe de limpeza que trabalha dia e noite para manter o ambiente corporativo limpo, se os seus funcionários não cooperam.

A higiene corporativa é uma iniciativa que também deve partir dos colaboradores. Cada um deve fazer a sua parte para manter as áreas comuns o mais organizadas possível. Para tanto, a gestão deve promover palestras de conscientização para que a equipe entenda como uma ação individual pode afetar o coletivo.

Adote medidas de higiene específicas para o restaurante corporativo

Locais laborais que contam com um restaurante interno exigem cuidados ainda mais específicos. Todos os alimentos precisam ser armazenados nos locais corretos, de acordo com as recomendações específicas de cada fabricante.

O ideal é que a cozinha seja bem ventilada e livre de qualquer infiltração que possa causar umidade. Além disso, é imprescindível que tanto o ambiente quanto os utensílios sejam higienizados constantemente após o uso, para evitar a proliferação de bactérias.

Como implementar as medidas de higiene corporativa?

Assim como tudo no mundo corporativo, antes de implementar as boas práticas para manter a higiene do ambiente de trabalho, a gestão precisa elaborar um planejamento para cotar os gastos com a limpeza, para que jamais falte produtos de higiene.

Leve em consideração quais são os possíveis riscos aos quais os seus colaboradores estão expostos e encontre uma forma de diminuir (ou eliminar) esses riscos, aumentando a limpeza do local. Ao fazer essa análise, você saberá exatamente onde está o problema.

A higiene corporativa é um assunto muito sério, principalmente para as empresas que contam com uma cozinha interna. Se você quer garantir a organização do seu restaurante corporativo, fale conosco e conheça mais sobre o nosso trabalho!