O trabalho remoto, como o próprio nome já sugere, é uma modalidade que permite que os funcionários trabalhem fora ambiente corporativo, principalmente dentro de suas casas. Isso pode acontecer de forma permanente ou somente durante um período específico.
Essa nova modalidade de trabalho já havia se tornado uma tendência entre as corporações mais modernas, no entanto, com a chegada da pandemia causada pelo Covid-19, implantar o trabalho remoto tornou-se algo extremamente necessário.
Para as empresas que ainda não haviam adotado essa modalidade, implantar o trabalho remoto de forma tão abrupta representa um grande desafio — principalmente para a gestão, que precisa manter a coesão entre a sua equipe, ainda que a distância.
Neste texto, mostraremos 4 dicas para você gerenciar seus colaboradores da melhor maneira possível. Ficou interessado? Então continue com a leitura!
1. Mantenha a boa comunicação com seus colaboradores
Que a comunicação é um fator crucial dentro do ambiente corporativo, todos já sabem. No entanto, quando falamos em trabalho remoto, ela se torna ainda mais importante.
Nesse sentido, felizmente a internet e os avanços tecnológicos oferecem muitos recursos que possibilitam a proximidade entre as pessoas mesmo à distância. Assim, um dos deveres do gestor é analisar qual desses recursos é o mais adequado para a sua equipe de colaboradores manter o contato durante o trabalho remoto.
Os gestores também devem incentivar as equipes a fazerem descrições completas e detalhadas sobre o andamento dos projetos, bem como estimular o questionamento de modo que todas as dúvidas sejam sanadas e problemas futuros evitados.
2. Estabeleça metas
As metas são muito importante no trabalho remoto, pois é assim que os colaboradores saberão se estão fazendo suas obrigações no tempo e da maneira correta.
Aqui, o ideal é que as metas sejam traçadas periodicamente. O prazo estipulado para a entrega de cada projeto deve ser razoável de forma que os colaboradores tenham tempo suficiente para executar suas funções. Por outro lado, o prazo não pode ser tão longo a ponto de a sua equipe ficar parada por não ter o que fazer.
3. Providencie os recursos necessários
Para trabalhar em casa, os colaboradores precisarão ter todos os recursos que encontrariam no ambiente de trabalho, como computadores, dispositivos móveis, internet com conexão boa, entre outros equipamentos.
Um bom gestor não pode simplesmente presumir que seus colaboradores tenham todos esses recursos. Assim, uma das responsabilidades da empresa que implanta o trabalho remoto é oferecer aos seus colaboradores todos os equipamentos necessários para que eles possam executar suas tarefas em casa.
4. Seja compreensivo
É preciso considerar que os seus colaboradores estão trabalhando em condições especiais e, que para muitas pessoas, todo esse cenário de trabalho remoto é uma grande novidade, portanto, tente não cobrar tanto da equipe. Dê algumas semanas para todos se adaptarem a esse novo modelo de trabalho.
Durante esse momento de pandemia, todos estão extremamente preocupados, então é normal que a produção seja prejudicada. Seja flexível e tente entender o lado dos seus colaboradores.
Isso não significa, é claro, que a liderança deve afrouxar e aceitar atrasos ou qualquer sinal de falta de comprometimento vindo da equipe. A liderança deve se manter firme, presente e sempre conectada aos seus colaboradores para que esse momento de crise gerado pela pandemia passe o mais rápido possível.
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