Não é nenhuma novidade que a forte presença da tecnologia está causando impactos comportamentais e sociais no mundo. Podemos tratar, de forma resumida, esse conjunto de mudanças como uma transformação digital.

A maneira das pessoas se comunicarem, consumirem informações e realizarem suas compras está passando por uma grande evolução. Assim, para acompanhar esse ritmo, as empresas modernas precisam se adequar ao novo padrão de consumidor.

Quer saber mais sobre o assunto? Então continue a leitura para conferir!

O que é a transformação digital nas empresas?

Consiste nas mudanças radicais que as organizações estão passando em seus processos internos, tanto operacionais quanto interpessoais. Essa transformação abrange desde a automação de tarefas, por meio de sistemas tecnológicos, até a maneira como os colaboradores se relacionam com as novas tecnologias.

A integração entre diferentes dispositivos e departamentos pode ser notada em aspectos como o aumento do desempenho dos processos internos, a melhoria dos resultados e a redução de custos.

Quais são as principais mudanças causadas por ela?

Uma série de mudanças notáveis estão acontecendo na sociedade moderna graças à transformação digital. Atualmente, realizamos trabalhos, pesquisas, estudos, compras, pagamentos de contas e nos comunicamos de maneira totalmente remota e digital.

Isso é um reflexo de como a presença da tecnologia está influenciando o comportamento das pessoas — e se as empresas quiserem acompanhar essa evolução na gestão de pessoas, precisarão se adaptar. O consumidor 4.0 está mais atento ao ambiente virtual, ou seja, mais exigente na hora de decidir comprar um determinado produto ou serviço.

Quais são os seus principais benefícios?

O uso de tecnologia no cotidiano corporativo gera uma série de vantagens para as empresas, como:

  • automação de processos;

  • melhoria no desempenho dos colaboradores;

  • aumento do índice de satisfação dos clientes;

  • redução de custos;

  • segurança dos dados;

  • potencialização dos diferenciais competitivos.

No entanto, é preciso lembrar que para usufruir de todos esses benefícios, é necessário investir nas adequações. Falaremos mais sobre essas medidas no próximo tópico.

Como se adaptar à transformação digital?

É preciso estar por dentro das maiores tendências tecnológicas que estão revolucionando os processos cotidianos nas empresas, gerando mais produtividade e otimizando os resultados. A seguir, listamos algumas dessas tecnologias.

Cloud Computing

Também conhecida como computação em nuvem, a Cloud consiste em um conjunto de ferramentas que têm como finalidade armazenar arquivos, sites, sistemas ou qualquer tipo de conteúdo em servidores digitais — proporcionando mais segurança e agilidade. Atualmente, qualquer empresa com perspectiva de inovação e noção sobre a realidade do mercado tem seus processos gerenciados em softwares integrados à nuvem.

Big Data

Em um mundo globalizado e completamente conectado, há uma infinidade de informações sobre o comportamento de consumo das pessoas — disponíveis para as empresas fazerem suas próprias pesquisas mercadológicas. Nesse contexto, o Big Data se mostra como um recurso indispensável, pois permite que esses dados sejam coletados, interpretados e utilizados em prol dos negócios.

Inteligência artificial

Há muitos usos para a inteligência artificial nas organizações modernas, contudo, o exemplo mais simples e provavelmente já visto por você, são os chatbots. Essas ferramentas são sistemas automatizados que utilizam algoritmos fundamentados em IA para realizar atendimentos, simulando conversas como se fossem humanos.

Muitas empresas têm utilizado chatbots para proporcionar atendimento ao cliente em tempo integral via site ou SAC. São usados para resolver uma série de problemas dos usuários, já que esses sistemas podem ficar ativos 24 horas, todos os dias.

Por fim, é importante destacar que para implementar uma cultura de transformação digital na empresa é preciso ir além dos aspectos operacionais citados. Sem uma atitude proativa dos colaboradores, a organização terá dificuldades em aproveitar bem essas tecnologias. Sendo assim, a chave do sucesso está no investimento em treinamentos e cursos para que seu time se adapte às mudanças nos processos.

O artigo foi útil para você? Então, assine nossa newsletter para receber mais dicas e conteúdos interessantes como este todas as semanas!

Este post tem 2 comentários

Deixe uma resposta