Investir na gestão de saúde de funcionários terceirizados pode ser o que faltava para o sucesso da sua empresa.
Manter colaboradores motivados e satisfeitos com o ambiente de trabalho é peça-chave para que a empresa alcance o sucesso. Quando os trabalhadores estão felizes e saudáveis, eles produzem mais e tudo parece se encaixar.
Por isso, a gestão de saúde dos funcionários é tão importante. Neste artigo, vamos falar sobre a saúde dos colaboradores no serviço de facilities e as razões de investir em uma boa gestão. Continue com a gente!
O que é a gestão de saúde dos funcionários?
Todos sabemos que hábitos ruins afetam negativamente o ambiente de trabalho. Sendo assim, para combatê-los e trazer mais qualidade de vida aos colaboradores, a empresa precisa investir na gestão de saúde.
Os principais objetivos dessa ação é prevenir acidentes e doenças, garantir que os funcionários estejam satisfeitos e aumentar a produtividade. Afinal, a gestão de saúde mostra que a empresa se preocupa com a saúde do colaborador.
A gestão de saúde dos funcionários terceirizados pode envolver todos os colaboradores que desempenham alguma função na empresa. Sejam secretária, copeira, telefonista, auxiliar administrativo, limpeza, jardineiros, porteiros, recepcionistas, operadores internos e externos, entre outros.
Ela é feita através de algumas atividades, como:
- criação de protocolos;
- levantamento das necessidades dos colaboradores e das doenças preexistentes;
- criação de programas de saúde;
- criação de programas para grupos específicos, atendendo às demandas.
Por que investir na gestão de saúde dos funcionários?
“Funcionários felizes produzem mais.” Com certeza, você já deve ter ouvido essa frase. Por isso, podemos complementá-la, afirmando que colaboradores saudáveis também agregam mais valor à empresa.
Quando a empresa acompanha de perto os problemas de saúde do trabalhador e presta o auxílio necessário, ele se sente acolhido e, consequentemente, produz mais e melhor. Além disso, dificilmente o trabalhador que tem acompanhamento de saúde irá se ausentar por emergências.
Investir na gestão de saúde dos funcionários é uma via de mão dupla: ao mesmo tempo em que favorece a empresa, essa atividade também humaniza o empregador, aproximando-o de seus colaboradores e de suas realidades. Além de diminuir as ausências, com uma gestão de saúde eficaz, a empresa irá reter um maior número de funcionários. Afinal, a qualidade de vida no local de trabalho vem se tornando cada vez mais importante. Por isso, se o colaborador se sente bem e acolhido onde está, dificilmente ele irá procurar por outro.
A gestão de saúde pode começar com ações simples e rotineiras, como ginástica laboral uma vez na semana e atividades que proporcionem o bem-estar e a saúde mental. Posteriormente, após avaliação e levantamento, essas ações vão crescendo e sendo mais específicas.
Quais são os resultados de investir nessa gestão?
Investir na gestão de saúde dos funcionários terceirizados traz inúmeros benefícios para a empresa e para o empregado. Dessa forma, entre as principais, podemos citar:
- redução significativa do estresse, grande causa de afastamento de funcionários atualmente;
- prevenção do sobrepeso e da obesidade;
- redução de doenças crônicas;
- combate à má postura e às dores nas costas;
- fim dos comportamentos sedentários.
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