Veja algumas dicas preciosas na hora de cuidar das áreas externas do seu negócio!

Fazer a manutenção das áreas externas do seu negócio pode não ser a atividade mais glamorosa da sua lista. Porém, certamente vale a pena manter tudo em ordem. 

Uma rotina de manutenção regular, feita pelo menos duas vezes por ano nas áreas externas, pode ajudá-lo a detectar problemas potenciais. Além disso, podem causar danos que custam caro.

Por que cuidar das áreas externas da sua empresa?

As áreas externas incluem fachadas externas, janelas e outras superfícies, áreas de condução e estacionamento, piscinas, móveis de jardim, áreas de entretenimento para crianças, terraços, entre outras, dependendo do tipo de local.

Ao adicionar atividades de manutenção à sua lista de tarefas, você não apenas obtém uma instalação limpa e arrumada, mas constrói uma boa reputação e mantém os clientes fiéis.

Essas áreas são, em certo sentido, um reflexo de nossa personalidade. Dessa forma, cuidando das áreas externas, tornando-as frescas e apresentáveis, causamos uma impressão melhor em nossos vizinhos e convidados.

Dicas para a manutenção correta das áreas externas

Confira algumas das melhores dicas para fazer a manutenção adequada das suas áreas externas!

  • Proteja-se: use luvas e outros equipamentos ou roupas de proteção. Especialmente ao limpar ralos ou calhas.
  • Não superestime suas capacidades: pense na sua própria segurança e na dos outros. Tenha especial cuidado ao usar escadas, use EPIs e tenha sempre alguém que possa auxiliar.
  • Cuide dos telhados: seu telhado é uma parte vital do seu negócio, garantindo o conforto de quem estiver por ali. Durante fortes chuvas, é possível que alguns vazamentos apareçam. Por isso, sempre cheque a qualidade da tubulação hidráulica.
  • Atenção para as calhas: quando foi a última vez que você limpou suas calhas? Se já faz algum tempo, você deve fazer disso uma prioridade para a manutenção externa. Isso faz com que evite entupimentos da calha e maiores danos ao imóvel.
  • Garanta a manutenção de caminhos e pátios: você pode perceber que a qualidade do seu pátio e dos caminhos começar a deteriorar. Isso pode causar buracos e possíveis acidentes. Além disso, alguns dos materiais precisam de reparos com o passar do tempo.
  • Faça o controle de pragas: fique por dentro do controle de pragas. Sendo assim, conduza uma auditoria com um profissional uma vez por ano. A manutenção é a chave para manter infestações afastadas.
  • Limpe as janelas: a limpeza de janelas é uma das tarefas mais difíceis de realizar. Isso porque o nível de sujeira é geralmente elevado. Sendo assim, em muitos casos, é necessário trabalhar a uma altura do solo, com todos os riscos. Por isso, é importante a contratação de um profissional especializado e o uso de equipamentos de segurança.
  • Elimine todos os perigos de incêndio: um dos maiores perigos que um proprietário de imóvel enfrenta é a possibilidade de um incêndio. Por isso, a única maneira de evitar é identificar e eliminar todos os riscos de incêndio em sua propriedade. Dessa forma, é pedir que um profissional da área realize uma vistoria e identifique qualquer ponto de atenção.
  • Inspecione sistemas elétricos e de alarme: a inspeção profissional de sua fiação, disjuntores e eletrodomésticos em todo o edifício deve ser uma prioridade uma vez por ano. Assim, você evita curto-circuitos e danos em imóveis e equipamentos.

Procure ajuda

Às vezes, terceirizar esse tipo de atividade pode ser a melhor solução para você e seu negócio. Além da economia, você contará com profissionais capacitados e treinados para tarefas que necessitam de cuidados extremos. Além disso, eles possuem acesso a tecnologias, ferramentas e equipamentos de segurança que garantirão um bom trabalho.

Aproveite para entrar em contato com a Exal e conhecer nossas soluções. Temos certeza de que podemos garantir a manutenção das suas áreas externas!