Em primeiro lugar, é preciso esclarecer o que é PMOC e qual o significado da sua sigla. Considerado um Plano de Manutenção, Operação e Controle em ambientes públicos, esse programa foi criado em 1988 e, a partir dessa data, tem a função de fiscalizar a limpeza de alguns equipamentos relacionados ao sistema de climatização.
Nessa perspectiva, esse plano visa fazer procedimentos periódicos em alguns setores das empresas para verificar a integridade e o estado de conservação dos aparelhos que envolvem a circulação do ar.
Quer saber mais sobre o assunto? Então, continue a leitura e veja para que serve o PMOC e quais as principais mudanças ocorridas com a lei n°13.589.
Para que serve o PMOC?
É preciso pontuar que, a saúde e o bem-estar dos cidadãos devem ser um dos principais fatores a serem observados. Diante disso, o PMOC visa garantir a higiene de instrumentos envolvidos com a climatização de uma determinada área.
Nesse contexto, esse sistema ajuda na retenção de possíveis fungos, bactérias e materiais particulados que, possivelmente, se espalhariam no ar e poderiam gerar complicações para os colaboradores que exercem suas funções nesse ambiente.
Logo, as empresas que adotam esse plano de manutenção, além de zelar pela saúde dos funcionários, minimizam o número de afastamentos por complicações respiratórias. Afinal, a presença de microorganismos no ar pode agravar problemas como a asma e a bronquite.
Quem precisa desenvolver e como é aplicado o PMOC?
Com a criação da lei que obriga a manutenção do ar-condicionado em prédios de uso coletivo, todos os proprietários e locatários desses ambientes precisam adotar esse plano de controle. O seu objetivo é gerar uma climatização qualificada aos indivíduos que moram ou circulam constantemente nessas áreas.
Diante disso, para implementar o PMOC, é preciso que alguns engenheiros mecânicos preencham diversas planilhas que apresentem dados atualizados do local fiscalizado. Além disso, é importante indicar o seu tamanho, quantas pessoas frequentam esse ambiente, por quanto tempo ficam nele e o índice de sujeira do estabelecimento em questão.
Após coletar as informações mais relevantes, os profissionais qualificados são autorizados a começar a manutenção. Esse processo é feito por meio de uma análise criteriosa do aparelho, da limpeza de filtros e da troca de painéis ou outras ferramentas que não estiverem em boas condições de uso.
Logo, caso o mecânico veja a necessidade de levar o equipamento para a mecânica, assim ele o fará. As medidas serão realizadas com bastante cautela, desde a sua desmontagem até a limpeza dos dutos, das grelhas e da lubrificação do motor do ventilador.
O que foi mudado no PMOC com a lei n°13.589?
A nova lei tornou indispensável a execução de um PMOC para os ambientes de uso público como escolas, indústrias, hospitais e entre outros estabelecimentos que tenham instalação de sistema de climatização.
Essa nova lei é bem mais abrangente e complexa que a anterior. Antes, vigorava a norma ABNT NBR 6.401. Atualmente, a que está sendo executada é a NBR 16401. É importante destacar que houve a inclusão da Resolução 09/2003 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, que estabelece padrões de referência de qualidade dos ambientes climatizados, tanto públicos quanto privados.
Portanto, é preciso que todos os proprietários de empresas ou locatários estudem mais sobre o que é PMOC e qual a sua importância na geração de qualidade de vida dos funcionários e clientes. Afinal, esse plano tornou-se uma norma e precisa ser obedecida.
Gostou do conteúdo apresentado? Então, aproveite para nos seguir nas redes sociais! Estamos no Instagram e Facebook !