Apesar de ser vista por muitos gestores como uma despesa que pode ser deixada de lado, a manutenção é um processo estratégico fundamental para o funcionamento da indústria. Isso acontece porque a manutenção, quando realizada periodicamente, é capaz de reduzir o número de falhas e pausas na produção, aumentando o rendimento da indústria.

Neste artigo falaremos especialmente sobre a manutenção preditiva. Se você trabalha no setor industrial, provavelmente já deve ter ouvido falar dessa técnica. Afinal, no que consiste a manutenção preditiva? Quais são os benefícios gerados para a indústria?

Acompanhe a leitura para esclarecer essas dúvidas e outras que possam surgir sobre o assunto. Veja como essa prática pode revolucionar a sua indústria!

O que é manutenção preditiva?

Ao contrário do que muitos imaginam, manutenção preventiva e preditiva não são sinônimos. Resumidamente, o objetivo da manutenção preventiva é manter o funcionamento das máquinas e dos equipamentos o mais próximo possível das condições de fábrica. A manutenção preditiva consiste no acompanhamento periódico dos equipamentos. Todas as máquinas passam por inspeções frequentemente para garantir o bom funcionamento e a eficiência de cada peça.

Para realizar essa inspeção, são utilizados equipamentos como ultrassom, inspeção visual, análise de vibração, termografia, escaneamento central, entre outros. A manutenção preditiva acontece porque os desgastes nos equipamentos variam muito conforme as condições de uso e com os fatores ambientais, portanto, não é possível seguir as instruções de fábrica e deduzir que todas as máquinas só apresentarão falhas em determinada situação. Cada caso é único, por isso, todas as máquinas devem ser examinadas individualmente.

Quais são as vantagens da manutenção preditiva?

A seguir, confira os benefícios obtidos ao fazer a manutenção preditiva.

Aumenta os lucros e o rendimento da indústria

A otimização gerada pela inspeção sistemática dos equipamentos reflete diretamente nos lucros da empresa. Ao contrário do que acontece na manutenção preventiva, as peças e os equipamentos são trocados apenas quando é realmente necessário.

Além disso, como a maioria das falhas são identificadas previamente e antes do problema se agravar, há menos chances de uma máquina parar de funcionar e toda a produção da indústria ser prejudicada.

Oferece mais segurança aos funcionários

A pausa na produção não é o único problema com que os gestores devem se preocupar. Peças danificadas e máquinas quebradas são, na maioria das vezes, sinônimo de acidentes de trabalho. Fazer a manutenção preditiva é uma forma de garantir a segurança das pessoas que operam o maquinário da indústria.

Aumenta a vida útil dos equipamentos

Uma única peça quebrada é capaz de causar danos irreversíveis a todo o maquinário. Graças às inspeções da manutenção preditiva, as falhas são detectadas previamente. Além disso, a diminuição do desempenho de um equipamento também é sinal de problema. A boa notícia é que a manutenção preditiva também consegue identificar essa queda no desempenho das máquinas.

Como realizar a manutenção preditiva em uma indústria?

Depois de ler sobre as vantagens desse tipo de manutenção, você deve estar se perguntando como é possível colocar essa técnica em prática. A manutenção preditiva pode ser realizada pelos próprios colaboradores da sua indústria, mas você também pode terceirizar o serviço de profissionais especializados nesse tipo de atividade.

A manutenção preditiva é um processo muito importante para a indústria, portanto, confie essa responsabilidade a profissionais que tenham todo o conhecimento técnico necessário para realizar a inspeção nas máquinas da sua indústria.

Se você não fazia a manutenção preditiva dos equipamentos da sua indústria antes, temos certeza de que agora você está convencido da importância desse processo. É claro que essa manutenção requer certo gasto, mas pense que, no futuro, você colherá os frutos desse investimento.

Achou o texto interessante? Gostaria de terceirizar os serviços de manutenção preditiva da sua indústria? Então, entre em contato conosco agora mesmo e saiba mais sobre a Exal!