A tecnologia integra diversos sistemas e traz modernidade a muitos segmentos. Nesse sentido, ligado diretamente a esse universo digital, foi criado o metaverso — uma realidade paralela, na maioria dos casos ficcional, que faz com que as pessoas tenham uma experiência de imersão. Aqui, listamos algumas informações importantes sobre o que é o metaverso e como ele funciona.

Tecnicamente, o metaverso não é real, mas tenta passar uma sensação de realidade. Para chegar nesse resultado, são usadas todas as ferramentas do mundo real. A partir dessa nova ideia de imersão, surgiram os jogos de videogame, que fazem com que as pessoas consigam se comunicar com o mundo virtual de forma mais rápida e autêntica.

O assunto é um pouquinho confuso, mas continue a leitura deste post para entender melhor do que estamos falando!

O que é o metaverso?

O metaverso é um conceito não muito específico, até hoje não existe uma definição certa para ele. De uma maneira mais generalizada, podemos dizer que ele é um novo recurso digital que integra elementos da web, dos jogos, das redes sociais e da realidade aumentada.

O metaverso envolve os ambientes virtuais, onde as pessoas podem utilizar seus avatares para interagir ou até mesmo para realizar trabalhos com algum processador de computador. O objetivo é integrar os indivíduos a um espaço em que eles possam realizar diferentes atividades.

Como as empresas estão enxergando a expansão do metaverso?

No que se refere ao lado empresarial, é válido pontuar que o metaverso tem sido usado nos ambientes online como forma de aumentar as experiências reais em formatos virtuais por meio do uso de 3D e outros recursos.

A proposta desses empresários é construir um cenário bem personalizado e interlocutores 3D, permitindo que os usuários desenvolvam seus projetos, realizem conferências e troquem experiências no âmbito profissional, de forma totalmente virtual. 

O pagamento com o uso de moedas digitais é outro fator que mostra a expansão do metaverso, visto que o dinheiro virtual é utilizado em espaço virtuais para que os internautas consigam realizar compras de produtos online e, em alguns casos, itens físicos.

Quais empresas que já anunciaram trabalhar no metaverso?

A Meta, companhia responsável pelo Facebook, apresentou um novo projeto chamado “Horizon Worlds”. Ele é um aplicativo que permite a criação de um avatar online para interagir com outros internautas em uma versão tridimensional do Facebook. Logo, é perceptível a atuação do metaverso nesse segmento.

Além disso, diversos games famosos e conhecidos em todo o mundo fazem parte do sistema de metaversos, como é o caso do Minecraft, que é um sucesso entre crianças e adolescentes, e do Fortnite.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre o que é o metaverso e a sua importância para o setor empresarial, que tal pesquisar mais sobre esse novo aparato digital para saber como a sua empresa pode se beneficiar dos recursos oferecidos?

Gostou de saber mais sobre o metaverso? Então, não aproveite para compartilhar este post nas redes sociais e levar as informações que listamos aqui para mais pessoas!