Existem gestores e organizações inteiras que, até hoje, acreditam que investir em um programa de benefícios para os colaboradores é uma estratégia que traz mais gastos que retorno para a empresa. Saiba que esse pensamento antiquado está totalmente errado.

Um plano de benefícios, quando bem estruturado e aplicado, se torna um grande diferencial competitivo para a empresa, atraindo novos talentos e retendo colaboradores preciosos. Você sabe quais benefícios devem ser incluídos no programa? O que fazer para se destacar dos concorrentes?

Neste post, explicamos mais detalhadamente o que são os benefícios corporativos e listamos algumas dicas para as empresas que já contam com um programa estruturado, mas desejam investir em um novo benefício. Acompanhe!

O que são os benefícios corporativos?

Os benefícios corporativos são vantagens que as empresas oferecem aos seus colaboradores como complemento ao salário. Eles podem ser divididos em duas categorias: obrigatórios e opcionais.

Benefícios obrigatórios são aqueles exigidos por lei. A Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT) demanda que as empresas ofereçam uma série de benefícios aos seus colaboradores, como férias, décimo terceiro salário, FGTS, adicional noturno, entre outros.

Os benefícios opcionais, como o próprio nome sugere, são vantagens adicionais que as empresas não são obrigadas a oferecer, mas cuja concessão é relevante para o time. Esses incentivos se tornam diferenciais competitivos, atraindo profissionais qualificados e mantendo a equipe motivada.

Um plano de benefícios consiste na gestão de todas as vantagens, obrigatórias e opcionais, oferecidas aos colaboradores. É muito importante que a gestão de benefícios seja feita pensando no perfil dos colaboradores e na situação financeira da organização.

Como acrescentar um novo benefício ao programa da empresa?

Como dissemos, o pacote de benefícios deve ser sempre revisado e renovado. Antes de adicionar um novo benefício ao pacote, faça uma pesquisa e observe se não há algum benefício que esteja sendo pouco utilizado pelos colaboradores. Nesse caso, ele pode ser substituído por outro. Essa tática evita custos desnecessários, que podem prejudicar o financeiro da empresa.

O próximo passo consiste em analisar o perfil dos seus colaboradores. Essa pesquisa também deve ser feita periodicamente, afinal, o time de funcionários de uma empresa está sempre mudando com o passar do tempo.

Procure saber qual é a faixa etária, a situação financeira, as metas pessoas e os objetivos profissionais dos seus colaboradores. Com base nesses dados, você será capaz de escolher um novo benefício, que tenha mais a ver com a realidade da sua equipe.

Qual é a importância dos benefícios corporativos?

Adotar um pacote de benefícios é uma forma que as empresas têm de cuidar dos seus colaboradores. A principal vantagem da adoção de benefícios opcionais é o aumento da motivação e da satisfação dos funcionários. Lembre-se que profissionais motivados se tornam mais engajados e produtivos.

Os benefícios agradam não só as pessoas que já trabalham para a sua empresa, como também aquelas que pretendem entrar para o seu time. Atualmente, os profissionais qualificados procuram vagas de emprego que ofereçam muito mais do que um bom salário. Plano de saúde, bolsas de estudo, participação nos lucros, vale-alimentação: os benefícios são diferenciais competitivos que chamam a atenção dos candidatos mais exigentes.

Por último, mas não menos importante, os benefícios também aumentam a retenção de talentos. Colaboradores desmotivados e que se sentem desvalorizados costumam procurar empresas com propostas de emprego melhores. Os benefícios, portanto, se tornam um motivo a mais para a sua equipe permanecer trabalhando para a sua organização.

Acrescentar um novo benefício ao pacote da empresa é uma das melhores estratégias para melhorar o clima organizacional e a performance do negócio. Investir no capital humano é uma das melhores maneiras de garantir o sucesso de uma marca.

Gostou das nossas dicas? Quais são os benefícios que mais agradam aos seus colaboradores? Compartilhe as suas experiências conosco na caixa de comentários abaixo!