Toda empresa quer garantir que seus produtos e serviços cheguem ao consumidor final da melhor forma, certo? É para que isso se concretize que a gestão da cadeia de suprimentos assume uma série de compromissos. Você saberia listar as principais atribuições desse setor?
Em muitas empresas, ele contempla talentos de diversas áreas e fornece as competências necessárias para um trabalho coeso e eficaz. Quer saber mais sobre as atividades e os desafios que compõem o dia a dia da gestão com foco na cadeia de suprimentos?
Continue a leitura e confira!
1. Planejamento de demandas
Uma das principais missões inclui a previsão dos recursos necessários para as operações internas. Esse planejamento é feito com base em dados registrados de períodos anteriores, análise de tendências de mercado e questões exclusivas de cada época sazonal.
Pensar nas demandas com antecedência evita tanto a falta quanto o excesso de produtos, facilitando a rotina de todos os setores. Em comunicação com a liderança, o gestor de suprimentos consegue debater novos investimentos e organizar as futuras compras.
2. Aquisição de materiais
Após a revisão das demandas, a equipe pode determinar os processos envolvidos na aquisição de materiais. Onde, quando e quanto são questionamentos relevantes para obter os insumos necessários ao funcionamento da empresa em diferentes períodos do ano.
Como se trata de um trabalho repleto de etapas, é importante que tudo fique registrado nos mínimos detalhes para eventuais consultas. Ou seja, o grupo responsável pela parte de suprimentos também precisa ser muito organizado e comprometido com os dados gerados.
3. Controle de estoque
A gestão da cadeia de suprimentos acaba se envolvendo no registro e acompanhamento constante do estoque. Afinal, não há como pensar em novas compras sem conhecer o volume disponível e as demandas para os próximos meses.
Ou seja, é muito importante controlar o que acontece no local de armazenagem. A boa notícia é que já existem muitas opções de softwares e ferramentas para facilitar esse trabalho. Com eles, o colaborador da empresa consegue registrar os dados rapidamente e manter um histórico completo.
4. Relação com fornecedores
Pesquisar, selecionar e negociar. Todas essas ações acontecem no dia a dia da gestão responsável pela cadeia de suprimentos. O objetivo é encontrar a melhor parceria e, de tempos em tempos, revisar essa lista para garantir relações vantajosas a ambas as partes.
A escolha do fornecedor tem grande peso nos resultados da empresa, por isso, precisa ser feita com cautela. É uma decisão a ser tomada com base em diferentes fatores, como custos de materiais, prazos de entrega, meios de pagamento, capacidade produtiva etc.
5. Distribuição e entrega
A logística que envolve o envio das mercadorias aos clientes também está inclusa nas funções do setor de suprimentos. Com os pedidos realizados e prontos, é preciso dar início ao processo de coordenar a entrega aos pontos de venda para que cheguem na data estipulada, sem atrasos e avarias.
Por conta do envolvimento em tantas etapas, a equipe da área tem papel valioso no compartilhamento de informações estratégicas aos demais times internos. A intenção deve estar na melhoria contínua das atividades para satisfazer a clientela.
Gostou de saber mais sobre a gestão da cadeia de suprimentos e seus desafios diários? Vale lembrar que o suporte de uma empresa especializada faz toda a diferença no sucesso desse trabalho, portanto, não hesite em reservar orçamento para um serviço que atenda suas necessidades.
Quer saber mais? Entre em contato com a nossa equipe e tire suas dúvidas!