A geração Z se tornou mais presente no mercado de trabalho nos últimos anos. Esse cenário já era esperado, pois estudos feitos em 2018 já apontavam que esse conjunto de pessoas estava prestes a representar o maior grupo populacional do mundo, ultrapassando os millenials.

Quer saber mais a fundo o que é a geração Z, suas características e o que ela pode agregar ao mercado de trabalho? Acompanhe a leitura e entenda, de uma vez por todas, o que se passa na cabeça desses jovens adultos.

Quem faz parte da geração Z?

Geração Z se refere ao grupo de pessoas que nasceram entre 1995 e 2010. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), são cerca de 30 milhões apenas no Brasil. Como é possível perceber, essa parcela da população é representada por pessoas muito jovens ou que estão entrando na fase adulta.

Uma característica marcante desses jovens é que, por nascerem em um contexto histórico marcado por tecnologias, eles têm bastante intimidade com o mundo digital. São experiências diferentes das que os millennials vivenciaram, por exemplo, já que nasceram entre 1980 e 1995.

Quais são as principais características da geração Z?

Existe certa resistência das gerações anteriores em aceitar os jovens da geração Z. Os millennials, por exemplo, costumam dizer que os jovens que estão entrando no mercado de trabalho são impacientes, descompromissados e difíceis de lidar. A verdade é que, sempre que uma nova geração surge, as anteriores sentem dificuldade para se adaptar.

Os jovens da geração Z, por terem nascido em um mundo mais moderno e dinâmico, normalmente têm o pensamento acelerado e são capazes de realizar múltiplas tarefas simultâneas. Além disso, tendem a ser revolucionários, por isso se veem mais presentes em causas sociais.

Tanto na vida pessoal quanto na profissional, a geração Z costuma lidar melhor com a diversidade, graças às suas habilidades de socialização. Por outro lado, seu dinamismo pode ser um empecilho para se adaptar a rotinas e se limitar a regras. Assim, esse grupo tende a ter dificuldade para respeitar níveis hierárquicos, cumprir horários e se manter motivado.

O que esperar da geração Z no mercado de trabalho?

Como dissemos, os jovens da geração Z são extremamente digitais. Passam a maior parte do tempo livre consumindo tecnologias e ligados a telas, preferem conteúdos em formato de vídeo e usam mecanismo de buscas de redes sociais para se inteirarem sobre assuntos novos.

No entanto, apesar de tanta afinidade com o mundo digital, a maioria prefere se comunicar pessoalmente no ambiente de trabalho. Talvez por estarem tão conectados ao mundo virtual, sentem falta de um contato mais humanizado. Sendo assim, podemos esperar deles uma maior abertura com líderes e boa convivência no ambiente de trabalho.

Essa geração nasceu mais social, com grande habilidade para comunicação. Eles se sentem tão à vontade para se expressar no mundo real e no digital que acabam se abrindo demais, o que pode passar uma imagem de tagarelas. Tendo tudo isso em mente, você pode esperar tais características da geração Z no ambiente de trabalho:

  • ânsia de contribuir com causas sociais dentro da empresa;
  • maior liberdade para propor ideias e criar projetos;
  • facilidade em interagir com equipes diversas;
  • interesse por adquirir novos conhecimentos;

Lidar com uma geração nova tem seus desafios, mas não se deixe levar pelo preconceito. A geração Z tem muitas características boas que podem revolucionar o mercado de trabalho. Portanto, não tenha medo de contratar talentos que façam parte dessa parcela da população.

Você trabalha com alguém da geração Z? Acha que esses jovens têm muito o que agregar ao mundo dos negócios? Compartilhe sua opinião nos comentários abaixo!