O setor de recursos humanos tem o papel de conectar a empresa aos seus colaboradores — não é à toa que essa área também é conhecida como gestão de pessoas. Ao contrário do que muitos acreditam, os responsáveis pelo RH têm outras tarefas além de lidar apenas com a contratação e demissão de funcionários.

O RH deixou de ser considerado um departamento meramente burocrático. Hoje em dia, as grandes empresas tratam essa área como um setor estratégico e importantíssimo para a organização.

Por esse motivo, o setor de recursos humanos passou a enfrentar novos desafios. Para atrair, reter, encantar e administrar os colaboradores, os gestores de recursos humanos precisam adquirir habilidades que antes não eram necessárias.

Pensando nisso, resolvemos listar neste artigo os principais desafios do RH moderno para que, dessa forma, você possa aprender a lidar com essas adversidades. Confira!

Engajar a liderança

Embora o RH tenha sido cada vez mais valorizado pelos gestores, infelizmente, não são todas as empresas que enxergam o RH como um departamento estratégico, e isso acaba limitando o seu poder de ação.

Uma das principais funções do RH é promover a capacitação e o desenvolvimento de novas habilidades na equipe. Mas, para tanto, é preciso investimento. É verdade que treinamentos, palestras e workshops têm um custo para a empresa, no entanto, essas ações devem ser vistas como um tipo de investimento, e não como um gasto. Esse é apenas um exemplo de como a liderança pode prejudicar o RH.

É claro que isso não significa que você, como gestor, deve acatar todas as sugestões dos seus colaboradores. Apenas lembre-se de que é preciso dar liberdade e incentivo financeiro para que os setores da sua empresa prosperem individualmente e assim colaborem para o rendimento geral da empresa.

Estar por dentro das novidades

Assim como qualquer departamento, o RH precisa estar atento às tendências do mercado. Conceitos mudam o tempo todo, tecnologias surgem praticamente todos os dias e as empresas que sequer tentam acompanhar as novidades acabam ficando ultrapassadas e perdem vantagem competitiva no mercado.

O perfil dos colaboradores mais procurados pelas empresas atuais não é o mesmo de 20 anos atrás. A forma como as grandes organizações montam as suas equipes também se tornou muito mais dinâmica e menos engessada. Infelizmente, os setores que não acompanham as mudanças do mundo não conseguirão acompanhar as demandas do mercado.

Sabemos que é difícil fazer com que tanto a liderança quanto os colaboradores se adaptem a tantas mudanças. Por isso, essa questão é considerada um dos maiores desafios do RH.

Manter os colaboradores satisfeitos e motivados

Tão difícil quanto encontrar talentos para a sua empresa é mantê-los interessados, e isso não é apenas uma constatação feita com base em achismos. Segundo estudos, o número de pedidos de demissão no Brasil nunca foi tão grande. Além disso, os casos de Burnout também crescem a cada dia.

Isso acontece porque os profissionais modernos sabem o seu devido valor e não se submetem a trabalhar em um lugar onde não ganham o seu devido reconhecimento. Existem diversas ações que uma organização pode tomar para deixar seus colaboradores mais felizes e fazer com que eles vistam a camisa da empresa.

As principais são:

  • benefícios corporativos;
  • feedbacks positivos;
  • planos de carreira bem estruturados;
  • salários atrativos.

Vale lembrar que esses são apenas alguns dos desafios do RH. Conforme o setor evoluir com o passar do tempo, novos desafios certamente surgirão. Os colaboradores são as peças principais de qualquer empresa, por isso é tão importante investir no setor de gestão de pessoas.

Achou as dicas deste artigo interessante? Então compartilhe essa publicação em suas redes sociais para que seus amigos também possam aprender a superar os principais desafios do RH.