Até que ponto o cansaço causado pelo trabalho é normal? Sentir a cabeça cheia e o corpo exausto depois de uma intensa jornada de trabalho é totalmente comum. No entanto, precisamos ficar atentos aos sinais que o nosso corpo dá para avisar que chegou ao seu limite.

Momentos frustrantes e estressantes no ambiente de trabalho podem causar um mal estar físico e mental tão grande que não pode mais ser considerado algo normal. Há pouco tempo, a síndrome de Burnout se tornou um tema muito debatido no mundo empresarial, tanto que você provavelmente já deve ter ouvido falar nesse termo.

Ainda existem muitas dúvidas e informações distorcidas envolvendo a síndrome de Burnout. Por esse motivo, decidimos trazer um texto totalmente dedicado ao tema. Acompanhe a leitura para saber mais!

 O que é a síndrome de Burnout?

A síndrome de Burnout, também conhecida como síndrome do esgotamento profissional, é um distúrbio psíquico causado unicamente pelo ambiente de trabalho. O transtorno foi descrito, pela primeira vez, na literatura médica pelo psicólogo Herbert Freudenberger, em 1974. A síndrome de Burnout é classificada pela OMS como um fenômeno ocupacional e está registrada no grupo 24 do CID-11 (Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde).

O colaborador que sofre de síndrome de Burnout sente um estresse devastador que causa a sensação de incapacidade de lidar com os problemas e as tarefas profissionais. Esse transtorno é causado por um ambiente de trabalho hostil, muito competitivo, desgastante e que demanda grandes níveis de responsabilidade. Os professores e policiais estão entre as classes mais atingidas pelo esgotamento profissional.

Quais são os principais sintomas?

Além de comprometer a saúde física e mental dos colaboradores, a síndrome de Burnout é tóxica para a empresa, pois prejudica a carreira dos colaboradores e os efeitos negativos acabam repercutindo no desempenho das equipes e dos setores. Os gestores devem observar todos os seus colaboradores para identificar aqueles que estão apresentando sinais da síndrome de Burnout.

Um dos principais indícios de que alguém está sofrendo com síndrome de Burnout é quando a pessoa tenta, a todo momento e a todo custo, provar o seu valor na empresa. O colaborador pode ter passado por uma entrevista rigorosa, receber elogios dos seus superiores, mas, ainda assim, se esforça para atestar a sua competência.

A síndrome de Burnout também faz com que o colaborador não consiga desligar-se do trabalho, mesmo durante feriados e finais de semana. A pessoa checa seus e-mails antes de dormir, trabalha durante os finais de semana e só sabe conversar sobre sua vida profissional. Ligada a esse sintoma também está a privação das necessidades pessoais. O indivíduo deixa de dormir, manter uma alimentação saudável, passar tempo com a família e descansar quando está doente para continuar trabalhando.

A síndrome de Burnout é um transtorno complexo e envolve vários sintomas, no entanto, esses são os mais comuns e também os mais fáceis de serem detectados.

Como lidar com colaboradores que sofrem com esse transtorno?

Ao contrário do que muitos acreditam, a síndrome de Burnout não se resume à falta de férias. De nada adianta o colaborador tirar um tempo para descansar, se voltar a se estressar excessivamente quando retornar ao trabalho.

É claro que o colaborador que está passando por um momento de tensão muito intensa deve ser afastado, mas, para evitar que outros casos de Burnout surjam na equipe, o ideal é investir no clima organizacional da empresa. Promova palestras informativas sobre o assunto, evite sobrecarregar seus colaboradores com tarefas com prazos curtos e longas jornadas de trabalho. Por último, mas não menos importante, disponibilize tratamento psicoterapêutico para os colaboradores que já apresentam os sintomas de Burnout.

A síndrome de Burnout tem tratamento, e o colaborador que está passando por esse momento difícil pode ser reintegrado ao ambiente de trabalho após a recuperação. Agora que você já sabe como esse transtorno pode afetar negativamente a sua empresa, comece a prestar mais atenção na sua equipe e aos sinais que cada colaborador dá.

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