É comum ouvir falar sobre empresas que investem pesado em marketing para atrair e fidelizar clientes. Contudo, você já ouviu sobre endomarketing? Nesse conceito, a estratégia tem um público diferente: pessoas que trabalham na organização.

Queremos mostrar, neste texto, como o olhar que profissionais têm sobre o negócio é valioso e, por isso, torna-se fundamental trabalhar para que essa visão seja positiva. Quer saber o que é endomarketing e como implementá-lo? Continue a leitura!

O que é endomarketing?

Endomarketing é um método que tem como principal objetivo fortalecer a imagem da empresa e torná-la querida e atrativa para as pessoas que trabalham nela. Sabe aquelas companhias que são vistas como “local de trabalho dos sonhos”? Alcançar essa imagem é um dos grandes objetivos de investir no marketing interno.

Para isso, a gestão promove diversas ações de engajamento e aproximação das equipes. O intuito é apresentar uma organização que se preocupa com o bem-estar dos times e que valoriza o trabalho dos profissionais.

Como implementar?

Mesmo que, aparentemente, essa seja uma estratégia da equipe de marketing, o RH tem um papel fundamental e deve atuar em conjunto para fomentar as ações de endomarketing.

Por isso, separamos as principais ações que vão ajudar sua gestão a implementar esse método.

Melhore a comunicação interna

Um dos principais meios para melhorar a imagem da empresa é fortalecer a comunicação interna. Isso implica em transparência nas informações, clareza nas ordens e nos objetivos comuns.

Também, é importante dar voz à equipe, abrindo espaço para ideias e, até mesmo, críticas que possam ser positivas para o crescimento.

Tenha uma cultura forte

Uma das grandes influenciadoras da imagem interna positiva para a organização é a cultura. Profissionais têm buscado empresas com valores relevantes e, principalmente, um propósito claro.

Esses fatores criam engajamento e fazem com que o trabalho seja realizado com muito mais direcionamento. Desenvolver uma cultura sólida é um dos caminhos para sua estratégia de endomarketing.

Faça eventos para o público interno

O ambiente corporativo pode ter um ritmo extremamente acelerado. Quebrar a rotina com um momento mais leve é fundamental para mostrar às pessoas que a empresa se preocupa com seu bem-estar e satisfação.

Por isso, que tal investir em alguns eventos internos? Podem ser palestras motivacionais, treinamentos corporativos, celebrações por metas alcançadas e, até mesmo, confraternizações informais.

Explore o poder da memória afetiva

As campanhas de endomarketing são formas pontuais de melhorar o ambiente corporativo e aproximar colaboradores dos valores e objetivos da empresa. Seja por meio de vídeos, banners ou eventos, um caminho interessante é o uso da memória afetiva.

Fazer com que as pessoas da empresa liguem a marca a sentimentos positivos é um recurso valioso que, com certeza, vai se refletir no trabalho e nas relações interpessoais.

Quais os benefícios para a empresa?

Para finalizar, que tal entender um pouco sobre os benefícios do endomarketing, tanto para empresa quanto para as equipes? Veja a seguir!

  • colaboradores apresentam mais motivação e engajamento;
  • as pessoas que trabalham na empresa passam uma imagem positiva da marca para aqueles que conhecem, atraindo mais clientes;
  • profissionais falam bem do ambiente de trabalho e fica mais fácil atrair talentos em processos seletivos;
  • a rotatividade diminui, já que as equipes estão satisfeitas;
  • o clima organizacional melhora, com boas relações interpessoais, entre colaboradores e gestores;
  • a produtividade aumenta e a empresa lucra mais.

Gostou de conhecer o potencial do endomarketing e as melhores formas de implementar esse método? Esperamos que sim! Agora, é a hora do RH se unir com a equipe de marketing para planejar ações estratégicas que vão gerar resultados positivos.

Se você quer entender mais sobre a união desses dois setores, separamos um artigo sobre como RH e marketing podem trabalhar juntos e quais são os benefícios. Que tal ler agora mesmo?