O veganismo está ganhando cada vez mais adeptos, mostrando para todas as pessoas que torcem o nariz para a iniciativa que essa não é apenas uma tendência passageira. A alimentação vegana veio para ficar!

Mesmo quem não é vegano deve ao menos conhecer uma pessoa que já adotou esse estilo de vida. A verdade é que o veganismo, que parecia ser uma realidade muito distante há algum tempo atrás, está muito presente no nosso dia a dia. Você provavelmente já deve ter percebido que o número de restaurantes e marcas de alimentos com opções veganas cresceu exponencialmente nos últimos anos.

A seguir, mostraremos 4 dicas para você planejar um cardápio vegano. Afinal, não é porque essas pessoas não se alimentam de nada de origem animal que elas não gostam de comer bem. Confira!

1. Pesquise a fundo quais alimentos são de origem animal

A verdade é que as pessoas que não estudaram ou pesquisaram mais a fundo sobre o veganismo não fazem ideia da quantidade de alimentos que têm origem animal e, por isso, podem acabar cometendo alguma gafe.

Você sabia que a maioria dos vinhos não são veganos? Essa são informações que apenas pessoas por dentro do assunto conhecem. Se você deseja montar um cardápio vegano, o primeiro passo é estudar bastante sobre o movimento e principalmente sobre as restrições alimentares!

2. Leve em consideração o consumo diário de cada nutriente

Ao contrário do que muitos imaginam, a alimentação de uma pessoa vegana não se baseia somente no consumo de arroz, feijão e salada. Essas pessoas, por não consumirem certos alimentos, precisam ter uma dieta bem equilibrada e variada para conseguir suprir as necessidades diárias de cada nutriente, principalmente a proteína.

Além das frutas e legumes, a principal fonte de vitaminas e proteínas dos veganos vem dos grãos, sementes e das cascas dos alimentos. Portanto, na hora de elaborar os pratos, o ideal é pensar na variedade.

3. Procure a ajuda de nutricionistas

Mesmo que você seja vegano ou entenda bastante sobre o assunto, ao planejar o cardápio do seu restaurante corporativo, é preciso contar com a ajuda de profissionais.

Como dissemos, as pessoas veganas têm necessidades diferentes, pois precisam retirar seus nutrientes de outros alimentos. O profissional responsável por conhecer cada alimento e proporcionar dietas adequadas para cada tipo de restrição alimentar é o nutricionista.

4. Procure opções veganas no supermercado

Atualmente, existem muitas opções de alimentos veganos no supermercado, como salsichas, massas, maionese, leite, chocolate e muito mais. É claro que você pode colocar a mão na massa e fazer do zero cada um desses alimentos, mas quando falamos sobre um restaurante, onde o tempo de preparo das refeições é precioso, talvez seja mais interessante comprar os produtos prontos.

Por último, mas não menos importante, não se esqueça de preparar as refeições veganas separadamente das demais. De nada adianta servir apenas o feijão se ele foi preparado com pedaços de porco.

Se você seguir todas essas dicas, temos certeza de que conseguirá preparar um cardápio vegano para ninguém botar defeito!

Gostou das nossas dicas? Está preocupado em oferecer uma alimentação de qualidade para os seus funcionários? Então entre em contato conosco e saiba mais sobre os serviços prestados pela Exal!