Todos nós sabemos que, infelizmente, o Brasil está longe de ser um dos países mais seguros do mundo. Os riscos à integridade patrimonial, seja ela empresarial ou residencial, e à segurança pessoal são algumas das ocorrências mais comuns — por isso, as pessoas estão cada vez mais preocupadas com a possibilidade de suas propriedades serem invadidas.

Um dos meios mais indicados para a proteção de patrimônio é o Controle de acesso. Se a sua empresa ainda não conta com esse tipo de serviço, então continue com a leitura e entenda mais sobre a sua importância!

O que é controle de acesso?

O controle de acesso, como o próprio nome já diz, é um serviço de segurança que tem como objetivo gerenciar e controlar tudo o que entra e sai de um sistema, ambiente ou uma instalação. Além disso, também é sua função registrar e armazenar as informações sobre essas movimentações. Existem dois tipos de controle de acesso:

  • controle de acesso físico — aquele que gerencia o acesso a ambientes físicos, como instalações, salas e prédios;
  • controle de acesso lógico — aquele que controla o acesso à rede de computadores, a arquivos e dados sigilosos do sistema.

A gestão do acesso de pessoas pode ser feita de forma física, por profissionais treinados para realizar tal função (mais conhecidos como seguranças), ou por equipamentos eletrônicos que autorizam o acesso por meio do cadastro dos indivíduos no sistema central da empresa. O ideal é que esses dois tipos de gestão sejam combinados para minimizar os riscos de invasão.

Qual é a importância do controle de acesso?

Acompanhar o fluxo de pessoas

Como já dissemos, o controle de acesso permite total controle sobre o fluxo de pessoas em determinada área. Dessa forma, é possível saber quantas pessoas entraram em determinado lugar, a identidade de todos os envolvidos, o horário que tudo isso aconteceu e o tempo de permanência.

Nesse caso, o controle de acesso, além de proporcionar maior segurança, também ajuda a controlar o fluxo de pessoas para que os ambientes da empresa não fiquem superlotados.

Proteger informações confidenciais

Os bens materiais não são as únicas coisas valiosas que uma empresa possui. O controle de acesso lógico impede que informações confidenciais, como dados de clientes e de propriedade intelectual, sejam acessados por gente não autorizada. O roubo de informações sigilosas é tão grave quanto o de bens materiais. Por isso, o controle de acesso lógico deve ser composto por softwares e hardwares de tecnologia de ponta.

Aumentar a segurança

Por último, mas não menos importante, precisamos falar sobre o objetivo principal do sistema de controle de acesso: aumentar a segurança e garantir a integridade das pessoas e do patrimônio empresarial. Você, certamente, deseja que seus colaboradores, sócios e clientes sintam-se seguros dentro das instalações da sua empresa.

Como fazer o controle de acesso?

A melhor forma de garantir a segurança de um patrimônio, seja empresarial, seja residencial, é contando com uma empresa terceirizada, que seja especialista em serviços de facilities. Dessa forma, você poderá contratar seguranças profissionais e altamente treinados para proteger a sua propriedade.

As empresas especialistas em controle de acesso também sabem quais são os melhores tipos de softwares e hardwares para serem usados em cada situação. Portanto, ao confiar em um especialista, você não precisará preocupar-se com absolutamente nada, pois a empresa fará todo o trabalho para você.

Gostou das nossas dicas? Quer ler mais conteúdos como este? Então assine já a nossa newsletter e receba periodicamente mais artigos relevantes.