De forma resumida, a gestão de facilities é a gerência de todas as atividades que envolvem a manutenção e a administração do espaço onde a empresa se encontra. Por englobar serviços comuns que podem ser encontrados até mesmo em nossas casas, como rotinas de limpeza, alimentação e cuidados com a segurança, muitos gestores acreditam que fazer a gestão de facilities é uma tarefa fácil de ser executada — mas isso está longe de ser verdade.

A terceirização do gerenciamento de facilities se tornou uma tendência entre várias empresas, e esse fato só comprova que cuidar da manutenção das instalações de uma corporação é, sim, uma tarefa desafiadora. Neste texto, mostraremos quais são as maiores vantagens de terceirizar esse tipo de serviço.

Esse assunto é do seu interesse? Então continue com a leitura!

Redução de custos

Esse é um dos principais motivos que levam as corporações a optarem pela terceirização do gerenciamento de facilities. A empresa terceirizada é quem fica responsável pelos gastos com contratação de funcionários, compra de equipamentos e produtos, validações, certificações e licenciamentos.

Até mesmo as despesas com ações trabalhistas são reduzidas. Assim, os gestores da sua empresa não precisam gastar tempo e dinheiro para lidar com várias questões que envolvem o gerenciamento de facilities, pois tudo isso se tornará responsabilidade de outra empresa a partir do momento que você contratar serviços terceirizados.

Diminuição da burocracia

Todo gestor sabe muito bem que contratar funcionários acarreta uma série de custos para a empresa. Além disso, as contratações também geram diversos documentos que precisam ser emitidos antes do colaborador ser, de fato, contratado.

Recrutamento, seleção, treinamento e integração, todas essas etapas da contratação de um novo colaborador são extremamente burocráticas e demoradas. Se a sua empresa necessita de algum serviço imediatamente, formar uma equipe interna pode não ser a melhor opção devido ao tempo que é necessário para que todas as questões burocráticas sejam resolvidas.

A empresa terceirizada também passa a ser responsável por todos esses processos burocráticos. Dessa forma, os gestores podem dedicar a sua atenção a outras atividades mais importantes e estratégicas.

Garantia de um trabalho de qualidade

A mão de obra oferecida por uma prestadora de serviços é extremamente qualificada, pois todos os funcionários passaram por vários treinamentos para chegarem onde estão. O grande problema de formar uma equipe interna é que leva tempo até que todos os colaboradores estejam treinados e capacitados para executarem as suas tarefas.

Essas são apenas algumas das várias vantagens que a sua empresa pode obter ao terceirizar o gerenciamento de facilities. Se você está procurando por uma prestadora de serviços de qualidade, saiba que agora a Exal também se especializou nessa área. Contamos com a modalidade Integrated Facility Management (IFM), que é a consolidação de diversos serviços em um só contrato, sendo eles: limpeza e higienização, manutenção de áreas externas, controle de acesso, apoio administrativo e apoio à produção.

Ficou interessado em contratar os nossos serviços? Quer saber mais sobre a IFM? Então conheça mais sobre o nosso trabalho acessando o nosso site!