A integração de sistemas e informações é essencial para o sucesso da gestão de facilities hospitalar. Então, veja como isso acontece na prática!

O ambiente hospitalar com gestão de facilities é um exemplo de eficiência em nível de excelência. Uma vez que, promove a integração de sistemas e informações. Por meio dessa união, é possível otimizar serviços, construir um gerenciamento baseado em dados, bem como inovar as práticas internas.

Neste artigo, explicaremos a importância e os benefícios da integração de sistemas e informações no ambiente hospitalar – além de sua relação com a gestão de facilities. Acompanhe os próximos tópicos!

Quais são os principais desafios da gestão de facilities na área hospitalar?

A área da saúde hospitalar é feita de complexos sistemas, serviços, protocolos, operações e regulações. Nesse cenário, um dos grandes desafios é unificar todas essas estruturas para que as informações cheguem ao local e profissionais adequados.  

Só assim, a unidade hospitalar obtém uma visão unificada. Além disso, se eleva a eficiência operacional, satisfação e segurança do paciente, bem como a melhoria da reputação do hospital. Outro grande desafio do ambiente hospitalar é a pressão vinda de crescentes exigências das instituições reguladoras e da sociedade.

Dentre essas pressões, podemos destacar a necessidade de transparência nas informações, rapidez e eficiência nos serviços prestados. Para lidar com essas condições, as unidades hospitalares tentam eliminar demandas desnecessárias, otimizar o fluxo de trabalho e gerir recursos de maneira inteligente.

A importância da integração de sistemas e informações

Uma das maneiras de superar os desafios citados – e outros também – é por meio da integração de sistemas e informações da unidade hospitalar. Para isso, é essencial contar com os serviços da gestão de facilities. Na prática, esse tipo de gerenciamento engloba todas as atividades atreladas a administração e manutenção de um hospital.

O resultado é a implementação de uma rotina interna organizada, assertiva, unificada e sem interrupções ou gargalos. Uma segunda vantagem é a construção de uma visão estratégica. Afinal, a gestão de facilities – alinhada com a integração de sistemas e informações – permite que os gestores conheçam o nível de qualidade dos serviços internos. Dessa maneira, é possível melhorá-los ou modificá-los.

Exemplos de tecnologias de integração

A fim de promover a integração de sistemas e informações, o gerenciamento de facilities pode utilizar as seguintes tecnologias:

  • Software enterprise resource programming (ERP) – ferramenta que entrega módulos específicos para cada demanda interna. Essa automação permite que o hospital acompanhe de perto os resultados das operações;
  • Gestão remota – aplicativos instalados em um dispositivo móvel oferecem a possibilidade de gerenciar serviços de maneira remota. Por exemplo, o controle da quantidade de água a ser utilizada, a vigilância de áreas internas, ajustes na temperatura e luminosidade;
  • Internet das coisas – sensores conectados, por exemplo, aos jardins de um edifício empresarial ou refeitório da empresa, indicam a necessidade de aumentar o nível de irrigação ou da temperatura dos alimentos.

Sem dúvidas, a gestão de facilities é um trunfo nas mãos dos ambientes hospitalares. Como vimos neste artigo, com ajuda desse gerenciamento, é possível otimizar serviços e entregar a melhor experiência para os pacientes.

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