O ESG ambiental envolve práticas sustentáveis acerca do compromisso das empresas com o meio ambiente. Nesse sentido, para se manter relevante e competitiva, uma empresa precisa ser responsável e demonstrar isso em suas ações. Do contrário, qualquer deslize envolvendo questões ambientais pode prejudicar sua imagem no mercado.
Quer saber como alinhar sua empresa a essas boas práticas? Continue a leitura para entender o conceito do pilar ambiental do ESG, quais as ações mais efetivas e como adotá-lo no negócio com eficiência.
O que é o pilar ambiental do ESG?
O pilar ambiental do ESG se refere às práticas corporativas relacionadas ao meio ambiente. Isso envolve diversos aspectos, como:
- debate sobre aquecimento global;
- redução na emissão de carbono;
- poluição da água e do ar;
- gestão de resíduos;
- desmatamento.
As empresas que se preocupam com esses aspectos são cada vez mais valorizadas pelo mercado e têm sua imagem reforçada junto ao consumidor final.
Como adotar o ESG ambiental no negócio?
Para empresas que estão começando a implementar estratégias focadas em aspectos ambientais do ESG, é interessante fazer um alinhamento das suas ações com os ODSs (Objetivos do Desenvolvimento Sustentável), conforme orientações da ONU (Organização das Nações Unidas).
Para isso, é necessário desenvolver uma avaliação de materialidade. Assim, sua empresa entenderá quais tópicos ESG fazem sentido para ela. A partir disso, fica mais fácil definir os ODSs mais relevantes para o negócio.
Em geral, os ODSs que apresentam maior sinergia com as ações voltadas ao meio ambiente são:
- ODS 6 — Água Potável e Saneamento;
- ODS 7 — Energia Limpa e Acessível;
- ODS 9 — Indústria, Inovação e Infraestrutura;
- ODS 13 — Ação contra a Mudança Global do Clima;
- ODS 14 — Vida na Água;
- ODS 15 — Vida Terrestre.
Para saber se sua empresa está obtendo resultados efetivos, é preciso determinar ao menos um indicador para cada estratégia.
Quais ações de responsabilidade ambiental implementar na empresa?
Na prática, a implementação do ESG ambiental requer ações voltadas à proteção do meio ambiente. A seguir, veja algumas das principais.
Gestão de resíduos
Para fazer uma boa gestão de resíduos, é importante compreender e seguir a legislação que se aplica aos resíduos que sua empresa gera. Você pode começar analisando as normas da ABNT e a legislação correlata. Em seguida, deve ser feito um mapeamento dos resíduos gerados e um plano para a gestão de resíduos sólidos.
Eficiência energética
A eficiência energética envolve a substituição de lâmpadas incandescentes pelas de LED. Também utiliza temporizadores ou sensores para estabelecer períodos em que a iluminação não é necessária. Contudo, o mais eficiente é o uso de energia solar.
Diminuição da emissão de carbono
Provavelmente você já ouviu falar sobre pegada de carbono. Ela se refere ao volume de CO2 que pessoas e empresas emitem. O primeiro passo para entender sua responsabilidade ambiental nesse aspecto é calcular sua pegada.
Trata-se de uma metodologia criada para medir as emissões de gases de efeito estufa a partir do ciclo de vida de um produto, serviços ou processos, que chegam à atmosfera e são convertidos em carbono.
Para saber qual é sua pegada, você pode acessar a calculadora da ONG Iniciativa Verde. A partir disso, é possível estabelecer metas para diminuir sua emissão de carbono.
Eficiência hídrica
Para garantir uma eficiência hídrica, monitore o uso de água, verifique/conserte vazamentos, troque válvulas de descarga (quando necessário) e coloque temporizadores em pias. Em um estágio mais avançado, considere adotar sistemas de reutilização de águas residuais e de aproveitamento de água da chuva.
Como vimos, o ESG Ambiental abrange ações de melhorias em processos, produtos e serviços para reduzir seus impactos no meio ambiente. As organizações que não se comprometem com essas ações podem perder em competitividade e valor de mercado, afetando negativamente sua imagem junto aos consumidores.
Gostou das informações? Então, compartilhe este post em suas redes sociais para que mais pessoas saibam a importância das práticas de ESG Ambiental para as empresas!