A importância da liderança comunicativa é a receita para o sucesso da gestão de equipe de facilities. Então, descubra como desenvolver esse tipo de líderes.

A boa comunicação e liderança são fatores essenciais para o sucesso da gestão de equipes de facilities. Sem esses fatores, os serviços perdem qualidade, eficiência, direcionamento e produtividade. Embora sejam importantes, muitas empresas ainda têm dificuldades em fortalecer o espírito de liderança e a interação dos líderes com os colaboradores.

Neste artigo, mostraremos como atingir esses objetivos. Falaremos também sobre estratégias, desafios e impactos que tanto os líderes quanto à comunicação podem ter na empresa. Então, acompanhe os próximos tópicos!

Por que investir na liderança e comunicação da gestão da equipe de facilities?

Os líderes são os direcionadores das estratégias internas e disseminadores da cultura da empresa. Por isso, esses profissionais precisam ser bem treinados para terem a habilidade de se relacionar bem com os membros das suas equipes.

Esse treinamento pode ser dado por meio de um programa de aprendizagem e desenvolvimento de liderança. Nele, serão transmitidos conhecimentos, técnicas e metodologias que melhoram a gestão das equipes e a eficiência dos líderes.

O resultado será visto na elevação da qualidade dos serviços de facilities. Além disso, haverá a otimização dos lucros da empresa, reputação da marca no mercado em que atua, bem como o aumento da satisfação dos clientes.

Barreiras a comunicação efetiva

Podemos citar alguns obstáculos comuns para se obter uma comunicação efetiva. Por exemplo:

  • Ausência de uma cultura empresarial forte e sustentável;
  • Conflitos entre os profissionais;
  • Diferenças de personalidade, comportamento, maneiras de pensar, trabalhar ou atitudes discriminatórias;
  • Líderes pouco comunicativos e distantes dos membros do time;
  • Falta de canais internos de interação (redes sociais, chats, grupos de aplicativos de mensagens eletrônicas etc.);
  • Ausência de eventos descontraídos para unir os colaboradores.

Qual é a importância da liderança?

Para se desenvolver uma boa liderança na gestão de facilities, é necessário unir uma série de aspectos importantes. Afinal, quais são eles? Elencamos a seguir.

Motivação

Líderes motivadores são aqueles que estimulam as equipes a realizar as atividades de boa vontade – e não por pressão. Uma das maneiras de conseguir isso é motivado por meio do exemplo. Por isso, quando os líderes trabalham com eficiência, os colaboradores tendem a imitá-lo.

Habilidades

Existem habilidades que precisam fazer parte do perfil comportamental do líder. Entre essas habilidades, podemos destacar: capacidade de planejamento, boa comunicação, liderança estratégica, empatia e facilidade em lidar com outros.

Importância da liderança no enfrentamento de crises

Hoje, vivemos em um mundo que sofre mudanças rápidas e profundas. Sendo assim, algumas dessas transformações geram crises para as empresas e para a economia mundial. Nesse cenário, o líder precisa ter a habilidade de tomar decisões estratégias que minimizem ou façam a organização contornar a crise.

Desempenho e satisfação do cliente

Os líderes precisam acompanhar de perto o nível de satisfação dos clientes da empresa. Será que gostam dos serviços prestados? O que dizem sobre a equipe de atendimento? Recomendam a empresa para pessoas próximas? Quando esses questionamentos são feitos, é possível encontrar pontos que precisam melhorar ou modificar.

Sem dúvidas, a gestão de equipes de facilities é um processo que exige esforço, estratégias e uma boa liderança. Dessa forma, seguindo os conselhos dados neste artigo, temos certeza de que o seu negócio terá sucesso nesse gerenciamento.

Gostou do nosso artigo? Entendeu a importância da liderança e comunicação na gestão de equipes de facilities? Sendo assim, o que acha de contratar os melhores serviços de facilities para a sua empresa? Então, entre em contato agora mesmo com a equipe de especialistas da Exal!