O setor de facilities está repleto de tendências pautadas na inovação tecnológica. Então, conheça as principais para o ano de 2023!
Conforme o estudo “Top Strategic Technology Trends”, publicado pela Gartner, a tecnologia (e suas tendências: conceitos, técnicas e ferramentas) é a chave para o sucesso dos negócios. Por meio dela, as empresas alcançam a otimização, escalabilidade e inovação. Para se manterem nesse nível, as organizações precisam conhecer as tendências de facilities em 2023.
Neste artigo, elencamos as principais. Além disso, explicamos os impactos de cada uma na gestão dos negócios. Sendo assim, confira os próximos tópicos!
Quais são as tendências de facilities em 2023?
Ao nos debruçarmos na janela do ano de 2023, já conseguimos perceber tendências que marcarão presença. Afinal, elas têm algo em comum: estão alinhadas com a transformação digital e suas tecnologias. A seguir, apontamos as principais.
Processos automatizados
O mundo corporativo é digital e ágil. Por isso, não há lugar para processos manuais, lentos e burocráticos. Notando isso, as empresas estão investindo na automação de demandas internas. Um exemplo claro é o software ERP utilizado para a gestão das áreas de contabilidade e financeira.
Com a ajuda dessa ferramenta, os negócios fecham os seus balancetes mensais e anuais em questão de segundos. Sem falar que conseguem integrar todas as informações em uma única plataforma. Mesmo que esses dados venham de bancos, contadores ou filiais diferentes.
Gestão humanizada
Parece contraditório falar de gestão humanizada na era da digitalização. No entanto, é possível unir esses dois universos. O segredo está em utilizar a tecnologia para entender as necessidades, dores e desejos de colaboradores ou consumidores. Isso é possível por meio de tecnologias, como o software de gestão de recursos humanos e o de relacionamento com o cliente (CRM).
Em ambas aplicações, a inteligência artificial e o big data são utilizados para coletar, monitorar e analisar dados sobre o comportamento dos profissionais e consumidores. Com a ajuda dessas informações, as empresas oferecem uma experiência personalizada em matéria de produtos e serviços para os clientes.
Já no caso dos colaboradores, é possível construir um plano de carreira customizado conforme as habilidades, competências, experiência acadêmica ou profissional. Sem falar que se consegue também oferecer benefícios empresariais personalizados.
Lifelong learning
Outra tendência que despontará em 2023 é o lifelong learning. Esse conceito se refere ao desenvolvimento escalável e sustentável dos conhecimentos e habilidades das pessoas no decorrer da vida. Em outras palavras, significa estimular o aprendizado em todas as fases da vida.
Aplicando no mundo empresarial, o lifelong learning potencializa a inovação e o crescimento intelectual dos profissionais. Para fomentar essa cultura interna, muitas empresas e startups estão investindo em treinamentos, maratonas de inovação, palestras e encontros que tratam de temas do universo corporativo.
Edge computing
A nova fase das arquiteturas centralizadas e da nuvem, é a estrutura de edge computing. Na prática, esse tipo de estrutura permite que os dados pessoais sejam processados, o mais próximo possível, da fonte de dados. Sendo assim, o resultado é que os usuários usufruem de serviços mais confiáveis e rápidos. Por isso, o que veremos no próximo ano e além, é uma grande variedade de dispositivos, serviços, plataformas e sistemas conectados ao edge computing. Isso os tornará mais responsivos, inteligentes e flexíveis.
Enfim, o futuro nada mais é do que a representação de coisas que surgem no presente. Sendo assim, estudando as tendências do próximo ano, conseguimos traçar cenários ainda distantes.
O que achou do nosso artigo? Entendeu quais são as principais tendências de facilities em 2023? Quer conhecer uma empresa especializada em gestão de facilities? Então, entre em contato com o time de profissionais da Exal!