Já falamos em artigos anteriores sobre a importância de as empresas se preocuparem com a alimentação de seus colaboradores, agora chegou o momento de falarmos sobre outra questão que pode influenciar o desempenho das pessoas dentro do ambiente de trabalho: planejamento e controle financeiro.

Só quem já passou pela terrível experiência de ter várias dívidas acumulando sabe como ficamos desanimados e emocionalmente instáveis diante dessa situação.

Muito se engana quem pensa que a estabilidade financeira está ligada apenas a salários altos. Há pessoas que ganham rios de dinheiro, mas continuam gastando mais do que podem. A verdade é que tudo depende de planejamento.

No Brasil, ao contrário de outros países como Estados Unidos e Japão, planejamento e controle financeiro não são temas abordados nas escolas, por isso existem tantas pessoas que não sabem cuidar do seu próprio dinheiro.

Se você quer ajudar os colaboradores da sua empresa a terem uma vida financeira mais estável, acompanhe a leitura!

1. Ofereça um programa de educação financeira

Disponibilizar um programa de educação financeira para colaboradores é a maneira mais completa e eficiente de garantir que a sua equipe se eduque sobre o assunto. Quando falamos em programa, estamos nos referindo a uma estratégia que inclua palestras, atividades em grupo, workshops e treinamentos.

Para que os seus colaboradores se sintam motivados a participar, convide pessoas de renome para ajudar, como grandes palestrantes sobre economia. Além disso, ofereça certificados para todos que participarem.

2. Incentive os seus colaboradores a investir

Uma das melhores maneiras de fazer o dinheiro render é investindo, no entanto, ainda existem muitas pessoas que pensam que investir é arriscado ou que é coisa para quem entende muito sobre economia.

O RH da empresa deve analisar o perfil de investidor de cada um dos colaboradores e orientá-los sobre o tipo de investimento que mais se adequa às suas necessidades.

3. Ofereça benefícios que ajudem nas finanças dos colaboradores

Também já falamos em outros artigos em nosso blog sobre a importância de oferecer benefícios corporativos. Hoje em dia, um salário bom não é mais o suficiente para atrair profissionais de alto nível. Se você deseja atrair e reter talentos, é preciso oferecer algo a mais.

Algumas empresas oferecem aos seus colaboradores planos de seguro de vida, o que também é uma forma de investimento. Isso porque o colaborador poderá guardar dinheiro para usar em momentos de doença, falecimento ou até mesmo em crises financeiras.

4. Divulgue materiais sobre planejamento e controle financeiro

Mesmo que as escolas brasileiras não ensinem sobre planejamento e controle financeiro, na internet existe uma infinidade de materiais disponíveis gratuitamente sobre o tema. Se você quer educar e ajudar seus colaboradores, faça a divulgação desses materiais.

Envie e-books no e-mail corporativo, distribua livretos, compartilhe dicas em suas redes sociais: tudo isso são maneiras simples e eficientes de ajudar seus colaboradores a terem mais controle sobre sua vida financeira.

Tenha certeza de que, ao seguir as nossas dicas, não só os seus colaboradores terão mais planejamento e controle financeiro, como também se sentirão mais valorizados e satisfeitos. Investir no capital humano da empresa sempre retornará em forma de lucro, portanto, não tenha receio de ajudar a sua equipe, mesmo em aspectos da vida pessoal.

Gostou das nossas dicas? Está pensando em implantar algumas dessas ideias na sua organização? Compartilhe conosco a sua opinião sobre o tema e também sobre o texto nos comentários abaixo!

Deixe um comentário