A cozinha é um lugar onde as regras de higiene pessoal e limpeza precisam ser seguidas à risca. Uma cozinha industrial, por exemplo, é responsável pela alimentação de dezenas e até mesmo centenas de funcionários. Qualquer descuido pode colocar em risco a saúde de todas essas pessoas.

Devido à pandemia causada pelo Covid-19, a preocupação com o risco de contaminação dentro das cozinhas aumentou consideravelmente. Embora o coronavírus não seja transmitido por meio dos alimentos, ele consegue sobreviver sobre a superfície de objetos, como talheres e louças. Por isso, é de extrema importância que as medidas de higiene pessoal e limpeza sejam intensificadas durante esse período.

A seguir mostraremos como é possível manter a higienização em restaurantes mesmo durante a pandemia. Quer saber mais? Então acompanhe a leitura!

Mantenha os equipamentos esterilizados

Como dissemos, a contaminação por coronavírus acontece pelo ar ou pelo contato com superfícies contaminadas. Portanto, todos os objetos e as máquinas dentro da cozinha merecem atenção redobrada nesse momento.

Os responsáveis pela higienização das louças e equipamentos de cozinha devem utilizar luvas de borracha para não entrarem em contato com restos de comida ou saliva. Em um restaurante corporativo ou self-service, antes de se servirem, as pessoas também devem higienizar as mãos antes de tocarem nos objetos que já estão limpos. Uma boa opção é oferecer os talheres embalados em saquinhos plásticos para evitar a contaminação pelo vírus.

Incentive os funcionários da cozinha a lavarem as mãos

Lavar as mãos nunca foi tão importante. Sabemos que quem trabalha em uma cozinha já tem esse hábito de higiene, no entanto, não custa reforçar a importância dessa prática. Ensine os seus funcionários a maneira correta de higienizar as mãos, que é esfregando a palma, o dorso, o antebraço e o espaço entre os dedos. Todo esse processo deve durar pelo menos 20 segundos.

É função da empresa disponibilizar todos os produtos necessários para a higienização em restaurantes, como sabonete e álcool em gel. Além disso, o ideal é que os funcionários usem papel toalha para secar as mãos, a fim de evitar que as toalhas sejam usadas várias vezes por pessoas diferentes.

Invista em novas técnicas de limpeza

Devido à grande preocupação gerada pela pandemia, os estabelecimentos exigiram que a limpeza dos ambientes fosse intensificada. Pensando nisso, a Exal criou uma nova técnica chamada de limpeza técnica terminal.

Trata-se de uma solução que tem como objetivo a diminuição da sujeira gerada no dia a dia e a desinfecção total de ambientes com maior probabilidade de contágio e com grande fluxo de pessoas, como restaurantes, banheiros, salas de reuniões, estacionamentos e muito mais.

A limpeza técnica terminal se assemelha à higienização feita em hospitais. Todos os produtos utilizados foram recomendados pela Anvisa para combater o coronavírus. Investir em um procedimento tão intenso pode ser o fator determinante para combater a propagação do vírus dentro da sua empresa.

Temos certeza de que a sua organização se tornará um local totalmente seguro se você seguir todas as nossas dicas. Recomendamos que você conte com uma empresa especializada para ajudar na higienização dos ambientes da sua empresa.

Recentemente, a Exal recebeu o selo “SAFEGUARD”, fornecido pelo Grupo Bureau Veritas, que é referência mundial em serviços de avaliação de conformidade e certificação em saúde e segurança. Essa certificação “Covid Free” atesta a qualidade e a padronização das práticas adotadas pela Exal, ajudando na prevenção de riscos e possibilitando condições de convivência e trabalho seguras para clientes e colaboradores.

Gostou das nossas dicas sobre higienização nas empresas e restaurantes? Ficou interessado em nosso trabalho? Então entre em contato conosco agora mesmo e saiba mais sobre os serviços oferecidos pela Exal.