Enquanto o síndico é uma função obrigatória, o gestor de facilities é necessário. Então, saiba os motivos.

Quem tem seu comércio ou empresa em condomínio conhece de perto todo o trabalho que uma grande estrutura necessita para funcionar. Afinal, são muitas as atividades que precisam ser realizadas quase que diariamente em um condomínio: segurança, limpeza, manutenção, organização das áreas internas e externas, entre outras.

Há não muito tempo atrás, o síndico era o único responsável por tudo isso. Hoje em dia, o gestor de facilities é o profissional que pode ajudar o síndico na administração de um condomínio. Mas, qual exatamente é a diferença entre eles? É isso que a Exal explica neste artigo. Então, boa leitura!

Qual a função do síndico?

O síndico é o profissional responsável pela administração do condomínio, podendo ser residencial ou comercial. Ele é eleito em assembleia para manter tudo em ordem. Sendo assim, o síndico é o responsável pela segurança, por deixar as finanças sempre em dia e também pela limpeza.

O art. 1348 do Código Civil descreve as funções do síndico, sendo as principais:

  • multar condôminos quando for necessário;
  • manter o ambiente seguro e com qualidade de vida para todos;
  • prestar contas em assembleia;
  • contratar a prestação de serviços;
  • conservar o prédio;
  • representar o condomínio em juízo ou fora dele;
  • elaborar o orçamento de cada ano;
  • fazer cumprir o regimento interno.

Qual a função do gestor de facilities?

O gestor de facilities é o profissional responsável por cuidar do funcionamento do condomínio, ou seja, por gerenciar todas as tarefas. É ele quem traça estratégias e planejamentos com o objetivo de manter o local sempre em ordem. Ele gerencia todos os serviços que o condomínio precisa: limpeza, segurança, jardinagem, manutenção, entre outros. 

Além disso, o gestor de facilities pode trabalhar em outros locais, além do condomínio. Ele pode fazer parte da equipe de empresas de diversos ramos, hospitais, bancos, shoppings, entre outros. 

Síndico e gestor de facilities: funções complementares

Agora que conhecemos melhor o que dizem as funções do síndico e também do gestor de facilities, podemos concluir que ambas se complementam. O gestor de facilities será o apoio do síndico e colocará em prática tudo o que ele solicitar. Além disso, o gestor poderá utilizar toda a sua experiência em administração para auxiliar o síndico durante o planejamento, podendo, inclusive, trazer economia de recursos para o condomínio. 

Enquanto a função de síndico é obrigatória para os condomínios, estando prevista no Código Civil, o gestor de facilities não é. Porém, apesar de não ser obrigatória, ela é necessária para que se possa manter um ambiente organizado. Além disso, seguro e de maior qualidade de vida para os comerciantes e visitantes. 

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A Exal Facilities presta serviços nas áreas de Administração de Restaurantes Corporativos, Logística e Suprimentos, Segurança Alimentar, Segurança do Trabalho e Festival de Eventos. Sendo assim, na Exal, você encontra o gestor de facilities que o seu condomínio precisa para apoiar o síndico e garantir que todos os serviços sejam prestados da maneira correta e como todos precisam.

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