O sistema imunológico, também conhecido como sistema imune, é o responsável pela proteção do nosso corpo. Ele nos protege contra substâncias e microrganismos capazes de afetar negativamente o nosso bem-estar. A saúde imunológica envolve um conjunto de células e órgãos.

É importante ressaltar que a capacidade do nosso corpo realizar essa proteção contra possíveis agentes infecciosos é chamada de imunidade. Ela pode ser inata ou adquirida, sendo que, na inata, os indivíduos já nascem com ela; na adquirida, é preciso desenvolvê-la durante a vida. Continue a leitura deste post e saiba quais alimentos ajudam a manter o seu organismo saudável!

Vegetais verde-escuros

Os alimentos verde-escuros, como couve, espinafre e brócolis, são ótimas fontes de ácido fólico. Esse composto também é conhecido como vitamina B9, sendo muito importante para o fortalecimento da saúde imunológica do indivíduo.

Alimentos ricos em zinco

O zinco consiste em um nutriente mineral encontrado em todo o nosso corpo, e apresenta um papel fundamental no sistema imune. Ao juntar-se ao manganês, ele reduz a ocorrência de infecção. Você pode encontrar zinco no leite, em sementes, em carnes vermelhas e grãos.

Sucos de frutas ricas em vitamina C

Os sucos de frutas são ricos em vitamina C, como o de laranja e o de limão. Esse nutriente protege o corpo contra diversas doenças (principalmente as virais), atua na manutenção dos linfócitos (que são responsáveis pela regeneração celular) e ajudam na manutenção das mucosas e da pele.

Alimentos ricos em ômega-3

Os alimentos mais ricos em ômega 3 são o salmão, as sementes de chia e a linhaça. Eles ajudam a proteger o corpo contra possíveis microrganismos, fortalecendo o sistema imunológico.

Alimentos ricos em selênio

O selênio fortalece o sistema imune, visto que é um excelente antioxidante. A castanha-do-pará é um excelente exemplo de alimento rico em selênio, mas deve ser consumida em quantidade moderada, pois pode ser tóxica.

Vitamina E

A vitamina E é capaz de prevenir o envelhecimento das células e estimular o sistema imune. A substância potencializa os leucócitos, que são responsáveis por defender o organismo contra possíveis doenças, infecções, alergias e resfriados. A vitamina pode ser encontrada no azeite de oliva, no abacate e em oleaginosas.

Alimentos amarelos

Os alimentos amarelos são fontes de carotenoides, como alfa e betacaroteno. Esses componentes fortalecem o sistema imune e são responsáveis pela proteção da saúde dos olhos, do coração e da pele.

Gengibre

O gengibre é constituído por compostos fenólicos. No organismo, essa substância é capaz de realizar atividade imunomoduladoras, além de apresentar efeitos analgésicos e ser um anti-inflamatório natural.

Alho

O alho é um alimento que contém diversos nutrientes, já que tem muitos compostos bioativos, vitaminas e minerais. Ele apresenta ação anti-inflamatória, antioxidante e fortalece todo o sistema imune.

Os alimentos citados aqui são primordiais para fortalecer a saúde imunológica. Em tempo de pandemia, eles estão sendo muito procurados, pois ninguém deseja adoecer. A imunidade adquirida é obtida por hábitos saudáveis, e a alimentação é uma excelente forma de proteger o corpo.

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