Mesmo que de forma indireta, o RH tem uma grande responsabilidade pelo faturamento da empresa. Isso se deve porque são os profissionais escolhidos e as medidas tomadas pelo departamento que determinam o índice de produtividade e, por consequência, impactam nos resultados da organização.

Sendo assim, é imprescindível que o estabelecimento integre o planejamento financeiro ao RH para evitar gastos desnecessários, além de promover treinamentos e criar programas de incentivo aos funcionários, para aumentar a lucratividade do negócio. Quer entender mais sobre o assunto? Então não perca tempo e acompanhe a leitura para conferir!

Por que é importante que os gestores confiem mais responsabilidades ao RH?

Conforme as empresas passam a delegar mais responsabilidades pelos resultados ao setor de recursos humanos, elas tendem a notar o quanto o RH estratégico pode contribuir para o sucesso da organização.

Dentro de um ambiente favorável à confiança, o setor pode atingir resultados mais eficientes e em menos tempo. Ou seja, quanto mais autonomia o RH tiver para agir, maiores serão as chances de obter resultados financeiros positivos.

Quais ações podem ser tomadas pelo RH para gerar mais receita?

A seguir mostraremos algumas ações que o departamento de recursos humanos pode tomar, aliadas ao planejamento financeiro, para gerar mais receita ao negócio. Veja!

Promovendo treinamentos

Treinar a equipe é uma das melhores formas de manter os colaboradores comprometidos com as suas funções dentro do estabelecimento, além de capacitá-los para realizarem seus trabalhos da melhor forma possível.

Lembrando que antes de promover treinamentos, é preciso analisar a viabilidade econômica do projeto, e o tempo necessário para o retorno do investimento por meio da produtividade de parte dos profissionais.

Motivando a equipe

Funcionários motivados são fundamentais para que a empresa produza de forma eficiente. Nesse sentido, existem diversas formas de trabalhar a motivação dos colaboradores, como:

  • programas de incentivo;
  • treinamentos inovadores;
  • confraternizações;
  • recompensas por desempenho;
  • homenagens;
  • feedbacks positivos.

Criando um programa de participação de lucros

Quando há um bom planejamento financeiro, o RH pode implementar programas de participação de lucros. Eles são ótimas ferramentas para estimular os funcionários a buscarem os melhores resultados para o negócio, trabalhando da maneira mais correta possível.

Captando os melhores profissionais

O setor de recursos humanos assume a responsabilidade de tomar as melhores decisões para otimizar os processos seletivos com o recrutamento estratégico, fazendo uma espécie de triagem para que apenas os melhores talentos sejam captados.

Desse modo, a equipe do estabelecimento passa a ser composta por profissionais altamente capacitados, para contribuírem diretamente pelo sucesso da empresa.

Como você pôde conferir neste artigo, quando as estratégias do RH se baseiam no planejamento financeiro da empresa, a tendência é que o negócio passe a gerar mais receita. Para isso, é muito importante a autonomia necessária para que o departamento tome as melhores decisões.

Gostou do artigo sobre como um bom planejamento financeiro ligado ao RH pode gerar mais receita ao negócio? Conhece alguém que pode também se interessar pelo assunto? Então não deixe de compartilhar este conteúdo com seus amigos nas redes sociais! Até a próxima!

Fechar Menu