Controlar a inadimplência de condomínio não é fácil, mas é importante para manter as finanças em dia. Veja como neste artigo!

Hoje em dia, mais e mais pessoas buscam empreender em condomínios, seja pela praticidade de estar nos grandes centros, pela segurança ou pela sensação de viver em comunidade. Contudo, a inadimplência de condomínio é algo que acaba gerando animosidade na relação entre condôminos e síndico.

Pagar a taxa condominial em dia é dever do condômino. É através da arrecadação desses valores que os síndicos e as administradoras conseguem pagar todas as contas do prédio. Em época de final de ano, essas contas tendem a se acumular e o ideal é tentar fazer um acordo com o devedor para que elas não se estendam para o próximo ano.

Se você quer saber como lidar com a inadimplência de condomínio, continue a leitura!

Maneiras de lidar com a inadimplência de condomínio

Lidar com a inadimplência de condomínio não é e nunca será uma tarefa fácil. É preciso muito jogo de cintura da parte do síndico para, além de lidar com os inadimplentes, também manter as contas do prédio em dia.

Vamos conferir algumas maneiras práticas para contornar a inadimplência de condomínio.

Plantões de pagamento

Uma boa época para realizar plantões de pagamento no condomínio é o final de ano, uma vez que muitas pessoas recebem o 13º salário e aproveitam para colocar as contas em dia. Inclusive, caso aprovem em assembleia, é possível ofertar uma margem de desconto para que os atrasos sejam pagos. Contudo, é muito importante não tornar os plantões de pagamento um hábito, pois mais pessoas podem se tornar inadimplentes.

Controle de dívidas de inadimplência de condomínio

É importante que o síndico mantenha um controle rígido sobre as receitas e despesas do condomínio. Caso o número de inadimplentes suba muito, é preciso que seja feito algum tipo de acordo. Quando a taxa de inadimplência de condomínio começa a subir desenfreadamente, o síndico é obrigado a aumentar a taxa para compensar os débitos que não são pagos. E aí quem não ficará contente são os que mantêm as contas em dia. 

Conscientização

Muitas pessoas acabam atrasando suas contas por não terem uma educação financeira e não saberem o que fazer com o dinheiro. Sendo assim, é importante que o síndico reúna os inquilinos e explique o que é a taxa condominial e o quanto ela é importante para manter o bom funcionamento do condomínio. Ainda, o síndico deve ressaltar que quando um morador não paga a taxa, um outro precisa pagar a mais para fazer esta compensação. 

O síndico não pode ser refém do inadimplente

O síndico não pode se tornar refém do inadimplente. Por isso, ele deve buscar amparo judicial para saber o que pode ou não ser feito com os inquilinosf que permanecem sem pagar a taxa mensal e sem aceitar acordos. Em alguns casos, é possível restringir o uso de áreas comuns, como o salão de festas, por exemplo. 

Fale com a Exal 

A Exal Facilities pode trazer ainda mais excelência para a gestão do seu condomínio. Então, fale conosco e saiba como lidar com a inadimplência de condomínio de uma vez por todas!

Deixe um comentário