Hoje em dia, um dos maiores desafios das empresas é criar um bom ambiente de trabalho para manter todos os funcionários motivados. Isso porque a produtividade está altamente relacionada com a motivação de cada colaborador.

Infelizmente, existem gestores que ainda pensam que aumentar o salário ou oferecer uma promoção é a principal forma de manter os funcionários engajados.

No entanto, fomentar uma convivência agradável, assegurar a qualidade da comunicação interna e demonstrar perspectivas consistentes de crescimento profissional são fatores que afetam diretamente a forma pela qual os colaboradores entregam resultados e cumprem suas tarefas.

Pensando nisso, ao longo deste post, mostramos como você pode incentivar e construir um ambiente de trabalho no qual os seus colaboradores se sintam confortáveis e, consequentemente, mais produtivos. Boa leitura!

Invista em reuniões internas

Um bom ambiente de trabalho é aquele que proporciona aos colaboradores espaço para que sejam ouvidos. Para muitos profissionais, investir em reuniões é perder tempo. Isso, no entanto, não significa que essa prática deva ser eliminada da rotina.

As reuniões servem para atualizar os colaboradores sobre a situação da empresa, integrar diferentes equipes e, claro, ouvir o que todos têm a dizer. Uma ótima forma para não deixar que as reuniões se estendam e percam a real razão de existirem é controlando a prática.

Ou seja, apresente uma pauta com os assuntos que serão falados naquele dia.

Aproxime-se de seus colaboradores

Um dos pontos que mais motivam os funcionários é a oportunidade de contar com o gestor, seja para desabafar sobre problemas, seja para propor desafios para o restante das equipes. Bons relacionamentos são a base para que todos os funcionários construam resultados positivos.

Portanto, ter uma boa relação é ser um líder mais acessível que está sempre disponível para ajudar.

É certo que a rotina de coordenadores e gerentes é cercada de tarefas, porém, separar um espaço para ouvir os funcionários e ajudar quem precisa é um comportamento que deixa os colaboradores mais seguros e confortáveis sobre o trabalho que entregam.

Ofereça espaços confortáveis

A estrutura física de uma empresa também impacta diretamente na produtividade.

Afinal, colaboradores que perdem tempo para ligar um computador, ficam suando dentro da sala em dias quentes por causa da falta de um ar-condicionado ou sentem dores no corpo por conta das cadeiras inadequadas, certamente, não vão entregar bons resultados.

Levando em consideração que os profissionais dedicam a maior parte de seu dia dentro do ambiente organizacional, é imprescindível que o espaço seja confortável e tenha instrumentos adequados.

Logo, oferecer uma sala com equipamentos novos, ou que tenham bom funcionamento, e mobiliário de acordo com a boa ergonomia é essencial para evitar colaboradores desmotivados e doentes.

Como vimos, um bom ambiente de trabalho é criado a partir de diversas necessidades. Por isso, estimular mudanças benéficas é essencial para que os funcionários se sintam mais confortáveis e produtivos. Assim, tanto a empresa quanto os profissionais podem se beneficiar.

Você gostou de conferir essas dicas para proporcionar aos funcionários um bom ambiente de trabalho? Viu como as mudanças são importantes? Então, aproveite para assinar a nossa newsletter e receber todas as atualizações diretamente em seu e-mail!

Fechar Menu