Todo empreendimento busca crescer e aumentar suas vendas, certo? Em tempos de crise econômica, no entanto, isso pode ser uma tarefa difícil. Se você também se preocupa com essa questão, pode ficar calmo! Uma boa estratégia a ser utilizada nesses momentos é unir os times de RH e vendas da sua empresa.
O RH pode contribuir ativamente para a capacitação da equipe de vendas, mantendo seu engajamento e produtividade. Por isso, esses dois setores devem trabalhar juntos para melhorar os resultados da companhia. Quer entender como essa parceria pode, de fato, auxiliar o seu negócio. Continue a leitura!
Recrutamento e capacitação de funcionários
Uma das funções do RH é trazer para a empresa bons profissionais do mercado. Na área de vendas, não é diferente. Para cumprir esse papel, os recrutadores devem conversar com os funcionários do setor, que, geralmente, conhecem outros profissionais e podem dar boas indicações.
Após a contratação, é importante que a equipe de RH invista na capacitação dos novos funcionários com cursos específicos da área. Assim, o time de vendas estará mais preparado para lidar com os desafios do mercado de trabalho e ajudar no crescimento da empresa.
Gestão de talentos
Com certeza, há bons funcionários na sua empresa, e dar a eles o devido reconhecimento é muito importante para mantê-los motivados. Uma forma de fazer isso é promovendo ou aumentando os salários daqueles que se destacam em suas funções.
Outra ótima estratégia, que não altera o custo dos funcionários, é manter os salários e alterar o funcionamento da política de comissões de venda, estimulando os colaboradores a atingir suas metas.
Além disso, a empresa pode conceder outros benefícios, como o financiamento de cursos de especialização e pós-graduação. Dessa forma, ela estará qualificando sua mão de obra e incentivando os funcionários a buscarem novos conhecimentos.
Formação de líderes
Dentro de cada área da empresa, é preciso que exista um líder. É ele quem exerce grande influência no rendimento e motivação da equipe, impactando diretamente nos resultados do seu negócio.
Por isso, é fundamental promover o desenvolvimento de novas lideranças capazes de orientar, inspirar, ensinar e conduzir equipes. Algumas pessoas têm uma tendência maior de liderar e isso pode ser identificado por meio de análises de perfil de comportamento.
As avaliações de desempenho, realizadas pelo RH, também servem para confirmar esse potencial, pois podem ajudar na identificação de pessoas positivas, resilientes, que se comunicam bem e inteligentes emocionalmente.
Viu só como os setores de RH e vendas podem se unir para melhorar o engajamento e a produtividade dos seus funcionários? O recrutamento e a capacitação de profissionais, a gestão de talentos e a formação de líderes são alguns exemplos de como o RH pode agir estrategicamente na área de vendas. Lembre-se: para que essa união realmente funcione, é preciso trabalhar com organização e planejamento!
Agora que você já sabe a importância da parceria entre RH e vendas para a sua empresa, continue com a visita em nosso blog e aproveite para entender como os setores de RH e marketing podem trabalhar juntos!