A responsabilidade socioambiental se tornou algo essencial para todas as empresas hoje em dia, independentemente do porte e setor. Por essa razão, a implementação dos pilares do ESG ganharam força como a principal forma de se atingir esse objetivo.
Além de elevar o patamar de uma organização, investir nas práticas ESG é uma tendência para inovar e ter um negócio mais responsável. Um conceito necessário para o crescimento econômico e minimização de impactos ambientais e sociais.
Para ajudar profissionais como você a entender melhor o tema, preparamos este post com informações extremamente úteis!
Continue lendo e veja quais são os 3 pilares do ESG, as principais práticas de cada um deles e como implementá-las!
O que é ESG e como surgiu?
Environmental, Social and Governmental (ESG) é um conceito traduzido como Ambiental, Social e Governança. Trata-se de um conjunto de boas ações e padrões implementadas por uma organização para a responsabilidade socioambiental.
Embora esteja em ascensão atualmente, o termo surgiu em 2005 durante o Who Cares Wins, relatório produzido a partir de uma iniciativa da ONU. A reunião contou com instituições internacionais para tratar da sustentabilidade no mercado financeiro.
Quais são os 3 pilares do ESG?
O conceito ESG está cada vez mais comum no mercado e podemos dizer, que é um requisito básico para o sucesso de uma empresa. São boas práticas que melhoram a imagem e as relações com as partes interessadas, o que é imprescindível.
Veja a seguir, quais são os 3 pilares do ESG!
1. Pilar Ambiental
O primeiro pilar é o Environmental, ou ambiental na tradução direta. Ele é caracterizado pelas boas práticas, padrões e políticas para promover o meio ambiente — ações adotadas pela organização para reduzir impactos ambientais.
As principais medidas para colocar esse pilar em prática são:
- boas práticas de embalagens;
- responsabilidade ambiental;
- certificações ambientais.
- eficiência energética;
- práticas de sustentabilidade;
- redução da geração de resíduos;
- redução de emissões;
- regularidade nas leis ambientais;
- respeito à biodiversidade;
- uso consciente dos recursos naturais;
- uso de materiais reciclados.
2. Pilar Social
O segundo pilar é o social, definido por práticas e políticas corporativas desenvolvidas para melhorar os relacionamentos sociais. Basicamente, refere-se a conduta da organização com a sociedade, trabalhadores, clientes e fornecedores.
Diante disso, as práticas sociais mais comuns são:
- valorização do capital humano;
- políticas de inclusão;
- responsabilidade social;
- bem-estar no ambiente de trabalho;
- garantia dos direitos humanos;
- práticas para relação com a comunidade;
- satisfação dos clientes;
- proteção de dados.
3. Pilar Governança
O terceiro pilar é a governança corporativa, que como o próprio nome sugere, define boas práticas de gestão administrativa. Sendo assim, é o desenvolvimento de uma administração ética, transparente, íntegra e profissional em todos os sentidos.
Esse pilar é colocado em exercício pelas seguintes ações:
- ações de combate à corrupção
- atuação transparente;
- realização de auditorias fiscais periódicas;
- diversidade no conselho;
- disponibilidade de um canal de denúncias.
Como implementar os pilares do ESG?
O conceito ESG não é uma simples prática, mas uma mudança cultural significativa e consistente em uma organização. Por isso, o primeiro passo para implementá-la é sem dúvidas um bom planejamento, formação e capacitação de uma equipe específica.
Além disso, realizar um diagnóstico da situação socioambiental e de governança da empresa é a base para identificar pontos fortes e fracos. Sobretudo, auxilia a estabelecer objetivos e selecionar prioridades para implementar o ESG.
Como pode notar, os pilares do ESG são abrangentes e compreendem boas práticas que são capazes de transformar a atuação de uma empresa. Portanto, é muito mais que uma tendência, mas uma necessidade para crescer de forma sustentável.
Gostou do post? Agora que entendeu sobre os pilares do ESG, continue acompanhando novidades e ótimos conteúdos nas nossas redes sociais! Curta nossa página no Facebook e fique por dentro de tudo!