Você sabe o que é ESG? Essa sigla — derivada dos termos em inglês, environmental, social, and governance — tem sido usada, geralmente, para medir as práticas ambientais, sociais e econômicas de uma determinada empresa. Por isso, é um ótimo recurso para as instituições que buscam melhorar a gestão dos seus negócios.

Nessa perspectiva, a ESG colabora de forma efetiva na construção de empresas que se preocupam com o meio ambiente e tentam agir de forma sustentável. Além disso, contribui para que os negócios zelem pela segurança dos seus funcionários, respeitem os seus direitos e cobrem os seus deveres.

Ficou curioso para saber mais sobre o assunto? Então, prossiga a sua leitura e fique por dentro de mais novidades!

Qual a importância da ESG para as empresas?

Atualmente, a ESG tem se tornado motivo de diversos debates. Nesse sentido, muitas empresas sustentáveis têm visto com bons olhos essa nova tendência. Isso porque além de gerar maior visibilidade para a marca, se preocupam com a manutenção dos recursos naturais.

Dessa forma, a ESG tem como principal objetivo auxiliar as instituições a mudar suas perspectivas e adotar um sistema que não vise somente a lucratividade. Além disso, também visa um comprometimento maior com o meio ambiente. Diante disso, as instituições procuram a ESG, pois sabem da sua importância na geração de um comércio de alta rentabilidade e de comprometimento social.

Quais práticas de ESG podem ser adotadas pelas empresas?

As mudanças ocasionadas pela ESG fazem com que as instituições que ainda não adotaram esse novo sistema percam boas propostas de investidores. Isso porque essas multinacionais buscam parceiras que tenham uma boa rede de divulgação, profissionais qualificados e se empenhem na edificação de uma sociedade sustentável.

Nesse contexto, o engajamento proativo dos acionistas é uma das principais medidas que precisam ser adotadas por esses setores mercadológicos. Esse processo se dá por meio da interação entre os investidores, divulgação dos resultados trimestrais e criação de uma política de sustentabilidade como a diminuição de gases poluentes e o uso da água de forma racional.

Também é importante aprimorar a governança da ESG interna. Esse sistema deve ser feito com um programa bem elaborado que deve incorporar controles focados em uma rede integrada de sustentabilidade. Além disso, deve indicar as chaves de desempenho (KPIs) e relatórios de produtividade da empresa.

Por que as empresas devem se preocupar com critérios de sustentabilidade?

É válido pontuar que as instituições que têm o censo de conscientização perante a natureza são amplamente beneficiadas. Isso ocorre porque além de ajudarem na preservação de recursos ambientais para as gerações futuras, conseguem economizar certos insumos durante as etapas de produção.

Dessa maneira, ter um olhar crítico sobre as causas sociais é muito importante, principalmente, no que se refere ao meio ambiente. Por isso, essa deve ser uma atitude de empresários que desejam alavancar as suas vendas, gerar maior satisfação aos clientes e divulgar a sua marca nos âmbitos nacional e internacional.

Portanto, o papel do RH nas instituições empresariais têm um grande peso. Isso porque esse setor consegue estipular metas e ações que ajudam na diminuição dos impactos ambientais. Além disso, ao saber o que é ESG e a sua importância, desenvolvem uma gestão mais voltada para essa questão.

Gostou deste post? Então, aproveite para compartilhar esse conteúdo em suas redes sociais para que, assim, seus amigos também fiquem por dentro dessas novidades. Até a próxima!