Saiba como os 3Ws e a tecnologia estão transformando o trabalho e como as empresas estão se adaptando a esse novo cenário

Nos últimos dois anos a sociedade passou por transformações profundas. Em 2020, a pandemia de covid-19 alterou a forma como nos relacionamos com o trabalho. É certo que algumas empresas já estavam implementando mudanças que, com o início da pandemia, acabaram sendo forçadas ou aceleradas.

Por exemplo, algumas empresas já estavam promovendo escalas híbridas de trabalho, mesclando o trabalho remoto e o presencial, ou implementando treinamentos online de modo a abranger um maior número de pessoas, em diferentes locais do país, por exemplo.

Outro fator que está transformando a sociedade e o mundo do trabalho são as Inteligências Artificiais. Não é de agora que elas estão presentes nas empresas, já faz algum tempo que vem exercendo algum tipo de papel dentro de empresas dos mais variados setores.

Muitos equipamentos e máquinas já são operados por algum tipo de tecnologia, como a I.A ou a Internet of Things (IoT), extinguindo algumas funções operacionais. No entanto, nos últimos meses, observamos uma evolução bastante rápida das Inteligências Artificiais, executando tarefas mais complexas e colocando novamente o futuro do trabalho em pauta.

O impacto da tecnologia no trabalho

Por um lado, a tecnologia gera eficiência e maior produtividade, porém, a consequência pode ser a extinção de algumas profissões. Contudo, podemos pensar também pelo viés da qualificação que se irá exigir dos trabalhadores para que eles continuem inseridos no mercado de trabalho, isso gera uma evolução e aprendizado por parte dos trabalhadores, no entanto, é preciso discutir o papel das empresas nessa qualificação.

A participação das empresas na evolução e qualificação dos seus funcionários é, além de um investimento em seus colaboradores, uma responsabilidade social com o futuro da sociedade. Talvez ainda seja cedo para afirmar como será o futuro do trabalho, mas já é possível observar mudanças como a extinção de algumas profissões e o surgimento de outras. Por isso, muitas empresas já estão transformando a sua forma de se posicionar em relação ao ambiente de trabalho, colaboradores, assim como a própria forma de trabalho.

Visando qualificar a relação empresa/colaborador/trabalho muitos empregadores estão investindo em uma tríade chamada no mundo corporativo de 3Ws (Work, Workforce e Workplace). 

Os 3Ws

Work (trabalho)

Se refere às atividades que as pessoas realizam para produzir bens ou serviços. A estrutura tradicional de trabalho vem passando por mudanças bastante significativas. Dessa forma, a relação de troca entre empregador e empregado conta com diferentes formas que vão além da CLT. Por exemplo, horários, tempo de jornada de trabalho, enfim, bastante coisa mudou e muito disso se deve às novas formas de trabalho que a tecnologia proporcionou.

Muitas pessoas hoje trabalham na categoria de microempresas, com horários mais flexíveis, inclusive trabalhando de forma totalmente remota, em outras cidades ou países.

Workforce (força de trabalho)

Se refere ao conjunto de pessoas que trabalham em uma empresa, organização ou indústria. Isso inclui todos os funcionários, independentemente de seu cargo ou nível hierárquico.

Nesse quesito, as empresas estão investindo em diversidade em todos os níveis. Com equipes mais plurais as empresas ganham com experiência, novas ideias, aliando expertise, juventude, novas linguagens e formas de se atuar que ajudam muito a lidar com as novas formas de trabalho e tecnologias. Além, é claro, de promover a inclusão como um dos seus valores.

Workplace (local de trabalho)

Se refere ao ambiente físico em que as pessoas trabalham. Isso inclui o prédio, escritório, fábrica, loja ou qualquer outro lugar onde as atividades laborais são realizadas. O local de trabalho pode ser dividido em diferentes áreas, como espaços para reuniões, áreas de produção ou espaços de descanso.

Cada vez mais as empresas estão investindo em melhorias nos locais de trabalho, indo além das adequações exigidas por lei e investindo em estrutura que tornam o ambiente de trabalho um local agradável, mais inclusivo e com melhor estrutura para o desenvolvimento de seus colaboradores.

Como os conceitos de 3Ws influenciam o trabalho?

Portanto, são conceitos que envolvem a estrutura básica do que entendemos por trabalho, mas que, no entanto, agora serão pensados sob o prisma da tecnologia e das mudanças que ela tem provocado na sociedade. Isso significa pensar de que forma a tecnologia alterou o conceito de trabalho em si, como ela transformou algumas formas de trabalho e extinguiu outras.

Assim como ela vem exigindo mudanças também no ambiente/local de trabalho, tornando-os mais agradáveis e adaptados aos novos tempos, os próprios trabalhadores também estão se adequando a essas novas exigências que a tecnologia e o novo mercado de trabalho estão colocando como desafio.

Muitos apostam, por exemplo, que as profissões do futuro exigirão muito mais autonomia e iniciativa dos funcionários, assim como a facilidade com tecnologias e o aprendizado constante que ela exige.

Por outro lado, as próprias empresas estão se preparando para esse futuro e investindo na capacitação dos seus colaboradores, estruturas e tecnologias, equipamentos mais modernos e em práticas que promovam o desenvolvimento social e sustentável.

Portanto, ainda que não saibamos ao certo como as novas tecnologias impactarão o trabalho no futuro, já observamos algumas mudanças em curso e como as principais empresas já estão atentas para essas transformações, alterando a si mesmas para estarem preparadas para o futuro, cujo foco deve ser aliar tecnologia de ponta ao desenvolvimento social e sustentável. E aí, gostou desse conteúdo? Acesse o nosso blog, lá você encontra diversos conteúdos exclusivos que preparamos para você!