Sabemos que a obesidade é um problema sério que atinge grande parte da população. Mas o que muitas pessoas ainda não entendem é que esse assunto pode influenciar drasticamente o rendimento de uma empresa. Por isso, pensar em medidas contra a obesidade no trabalho é tão importante.

Ter um alto número de colaboradores obesos não é muito viável para as empresas, visto que o estado nutricional do trabalhador com problemas metabólicos pode refletir em sua produtividade, aumentar o risco de acidentes e absenteísmo.

Empresas que se preocupam com a qualidade de vida de seus colaboradores evitam gastos extras relacionados à saúde. Se você pretende manter a lucratividade e a produtividade de sua empresa, é melhor incentivar seus trabalhadores a comerem melhor para viverem melhor. Ficou interessado no assunto? Então continue lendo!

Quais são os impactos negativos da obesidade no trabalhador?

Pessoas obesas costumam ter hábitos alimentares totalmente prejudiciais e uma vida sedentária. Tanto o sedentarismo quanto a má alimentação impactam diretamente na saúde e bem-estar do indivíduo. Logo, colaboradores com as características citadas anteriormente correm um risco maior de contraírem doenças como hipertensão e diabetes.

Os exercícios físicos, além de fazerem bem para o corpo, são ótimos aliados para a boa manutenção da saúde psicológica. Pessoas sedentárias tendem a ser mais estressadas, ansiosas e menos motivadas, e todos esses aspectos reunidos podem gerar um quadro de depressão.

Qual é o papel da empresa na saúde dos colaboradores?

É claro que a empresa não é a responsável por mudar a vida de seus colaboradores, afinal, ninguém pode obrigar uma pessoa a mudar os seus hábitos. Entretanto, a firma pode, sim, incentivar essa mudança com algumas medidas.

É vantajoso para a própria empresa estimular hábitos saudáveis em seus trabalhadores. Quando a empresa adota medidas para tornar a vida do seu colaborador mais saudável, ele se sente cuidado e importante para a instituição. Assim, todos trabalharão mais satisfeitos, o que ocasionará um maior rendimento do trabalhador.

Quais medidas a empresa pode tomar?

A melhor forma de combater a obesidade no trabalho é oferecendo uma alimentação mais saudável aos seus funcionários. O restaurante interno da empresa precisa oferecer refeições saudáveis e naturais, e é importante que isso seja cobrado. Nada de frituras, sobremesas gordurosas ou refrigerantes.

Deixe claro para os trabalhadores que, se eles quiserem comer ou beber alguma coisa diferente do que está no cardápio, eles terão que trazer de casa. Uma outra dica para incentivar a alimentação saudável dos funcionários é deixar uma cesta com frutas frestas no restaurante.

Como promover a atividade física na empresa?

Além de mudar os hábitos alimentares dos trabalhadores, a empresa também deve estimular a prática de atividades físicas — e isso pode ser feito de várias maneiras diferentes.

Muitas empresas começaram a firmar parcerias com academias. Os planos mais em conta são um grande empurrãozinho para começar a malhar. As empresas mais modernas chegam a oferecer bicicletas para que os funcionários se locomovam do trabalho para casa.

Uma outra opção muito válida é marcar atividades coletivas após o expediente. A empresa pode promover, em alguns dias da semana, atividades como aula de dança, jogos de futebol e yoga.

Acabar com a obesidade no trabalho não vai mudar apenas a qualidade de vida dos funcionários, mas também vai melhorar muito o rendimento da empresa. Funcionários saudáveis trabalham melhor, por isso, investir na saúde de seus colaboradores é o mesmo que investir na sua empresa!

Gostou deste conteúdo? Então, convidamos você para conferir outro artigo do nosso blog sobre as maneiras de combater o sedentarismo e a obesidade no trabalho. Vamos lá?

Fechar Menu