A gestão de facilities é uma estratégia cada vez mais adotada pelas empresas. Enão, descubra as razões para essa tendência e os benefícios desse tipo de gestão.

Segundo a International Organization of Standardization, a gestão de facilities integra pessoas, processos e ambientes, visando a melhoria da qualidade de vida dos profissionais e a produtividade da atividade-fim (core business) da empresa. Afinal, nos últimos anos, o papel estratégico na gestão de facilities das empresas tem sido muito discutido e destacado.

Nesse contexto, o gestor de facilities também tem ganho projeção. Porém, porque todo esse foco na área? Além disso, quais são os benefícios gerados nas organizações? Então, acompanhe os próximos tópicos!

Porque a gestão de facilities ganhou relevância entre as empresas?

Recentemente, o comitê de comunicação e estratégia em ESG — governança ambiental, social e corporativa – da Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (ABERJE), divulgou 5 ações fundamentais para qualquer empresa gerenciar crises relacionadas a ESG.

Por isso, dentre os pontos de destaque dessas ações, está:

  • A afirmação de que todas as estratégias de uma organização impactam na sua imagem e na confiança do público (parceiro de negócios, colaboradores, clientes e stakeholders);
  • Hábitos e comportamentos éticos que geram segurança e um clima mais agradável na empresa. Isso resulta em colaboradores produtivos, saudáveis e satisfeitos em trabalhar na organização;
  • Instituições com uma forte política de governança e estratégias focadas em ESG, tendem a manter a estabilidade e resiliência diante de crises. Além disso, são mais competitivas e obtêm uma boa reputação no mundo empresarial.

Todos esses objetivos são alcançados por meio da gestão de facilities. Devido a isso, empresas em todo o mundo estão investindo pesado nesse tipo de gerenciamento. O resultado é a elevação da qualidade dos serviços e do lucro dessas organizações.

A importância do gestor de facilities

Segundo o livro “Imagens da organização”, escrito por Gareth Morgan, as empresas são mecanismos compostos de inúmeras peças. Quando uma delas é danificada, todo o funcionamento da estrutura fica comprometido.

Seguindo essa linha de raciocínio, podemos dizer que o gestor de facilities é o motor que impulsiona e mantém todas as “peças” ou setores da empresa em operação. Na atual era VUCA (volátil, complexa, ambígua e incerta) do mundo corporativo, a atuação desse profissional é ainda mais importante.

Com a ajuda do gestor de facilities, as empresas conseguem manter a estabilidade diante de transformações e desafios repentinos. Para isso, o profissional de facilities firma uma parceria estratégica com a organização.

Visando ampliar o entendimento sobre a empresa, o gestor de facilities mapeia os desafios, oportunidades, colaboradores, fornecedores e outras áreas correlacionadas. Então, é elaborada uma série de ações que podem ser potencializadas com as tecnologias desenvolvidas pela transformação digital.

Apesar da atuação das ferramentas digitais, o profissional de facilities trabalha com o objetivo de humanizar os ambientes empresariais. Somente assim é possível otimizar as demandas e espaços, à medida que os colaboradores ganham qualidade de vida e bem-estar. Por isso, resumindo os benefícios da gestão e do gestor de facilities para a empresa, podemos elencar:

  • Foco no core business;
  • Melhora na qualidade dos serviços;
  • Redução de custos;
  • Profissionais especializados;
  • Inovação e sustentabilidade.

O que achou do nosso artigo? Entendeu o motivo do reconhecimento do papel estratégico na gestão de facilities? Sendo assim, quer obter uma gestão de facilities de alto nível? Então, entre em contato com a equipe de especialistas da Exal!