Liderança e comunicação formam uma dupla que nem sempre está afinada no mundo corporativo. Tanto paradigmas ultrapassados quanto despreparo dos líderes contribuem para esse desalinhamento.
Entretanto, o RH pode promover ações em prol de superar essas dificuldades e aprimorar as habilidades dos gestores nesse sentido, conseguindo obter grandes vantagens tanto para empresas quanto para equipes.
Portanto, neste conteúdo, vamos mostrar quais as melhores formas de fazer isso e muito mais. Confira!
Qual é a relação entre liderança e comunicação?
A capacidade de comunicação da liderança é um elemento fundamental para a boa gestão da equipe. Ao transmitir orientações, alinhar expectativas e ser compreendido, o gestor apresenta efetividade.
Para se ter uma ideia da importância disso, seus impactos positivos incluem:
- aumento da produtividade, já que a maneira como o líder se expressa é capaz de motivar e engajar;
- maior eficiência na produção e no controle, a partir de instruções claras que geram a ampliação da qualidade dos processos, reduzindo erros;
- mais inovação, uma vez que novas ideias e soluções surgem das trocas entre os membros do time;
- melhora do ambiente de trabalho por meio de clareza das informações e da rápida resolução de conflitos, aprimorando o clima organizacional para diminuir problemas de saúde mental.
Como o RH pode promover a melhoria da comunicação na empresa?
O RH, no papel de principal apoiador das lideranças de uma empresa, consegue ajudar a melhorar a comunicação interna investindo em ações que permitam o aperfeiçoamento desses processos. Entenda melhor a seguir!
Defina metas e objetivos
A partir do momento em que a comunicação é vista como estratégica, líderes e colaboradores ficam mais atentos à sua qualidade. Para isso, alinhar metas e os objetivos para melhorá-la ou a serem atingidos por meio dela é o primeiro passo para gerar essa mudança de atitude.
Estruture o processo de feedback
Estar aberto a dar e receber feedbacks é uma atitude a ser incentivada, especialmente por ser capaz de alinhar liderança e comunicação. O setor de RH pode agir para isso estruturando esse processo e tornando-o parte da cultura corporativa. O ideal é colocá-lo como uma etapa do plano de desenvolvimento e promoção dos colaboradores.
Diversifique os canais de comunicação
O meio de comunicação impacta a mensagem, já que é capaz de agilizar sua entrega e reduzir os ruídos desse processo. Nesse sentido, é necessário aproveitar ao máximo o potencial dos novos canais, como redes sociais, plataformas, chats ou aplicativos de mensagens.
Por isso, disponibilizar mais opções e organizar a melhor forma de usá-las deve partir do RH, garantindo coerência entre toda a organização.
Forneça treinamentos sobre o assunto
A comunicação, como um soft skill, pode ser desenvolvida e aperfeiçoada por meio de treinamentos. Assim, fornecer cursos, capacitações e até mesmo mentorias para isso gera muitas melhorias. Ao RH, cabe escolher ações de aprimoramento para as lideranças conforme seus perfis e demandas.
Como a comunicação ajuda a perceber os sinais de exaustão mental?
Ficar atento aos sinais da exaustão mental é essencial para identificar esse transtorno que impacta na socialização e comunicação dos colaboradores. Aliás, ela é uma ferramenta fundamental para identificar seus sintomas.
Afinal, é principalmente conversando com os funcionários que o líder consegue perceber quando eles apresentam:
- menos empatia, optando por se preservar nas relações com os colegas;
- perda do ânimo, reduzindo a motivação para a execução das atividades e para a convivência;
- cansaço extremo mesmo após descansar ou tirar férias;
- insegurança, não conseguindo tomar decisões e sentindo pouca confiança nas próprias habilidades.
Como visto, liderança e comunicação precisam andar juntas nas empresas para que seu funcionamento ocorra com eficiência. A partir do bom andamento das atividades e de um ambiente de trabalho positivo obtido com isso, os resultados organizacionais crescem.
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