Conheça os benefícios dos indicadores de produtividade e as principais métricas utilizadas para controle em hospitais.

Em um mercado cada vez mais concorrido, fidelizar os consumidores antigos e buscar novos clientes tornou-se o grande objetivo. Por isso, para atingir essa meta, os indicadores de produtividade surgem como um grande apoio ao gestor.

Vamos conhecer o que são os indicadores de produtividade, quais os principais benefícios da utilização e alguns indicadores para uso em serviços de higienização hospitalar. Então, boa leitura!

O que são os indicadores de produtividade?

Os indicadores de produtividade são ferramentas de medida utilizadas para avaliar o desempenho dos funcionários e comparar o que foi produzido com os recursos investidos. Sendo assim, na maioria dos casos, os indicadores de produtividade são usados para avaliar a empresa de um modo geral. 

Os objetivos de investir em indicadores de produtividade são produzir mais com um investimento menor e realizar mais tarefas em menos tempo. 

Principais benefícios do uso de indicadores de produtividade

A empresa que investe em indicadores só tem a ganhar. Dessa forma, os benefícios são muitos, sendo o principal deles a clareza do que está acontecendo. Afinal, ao analisar os indicadores, o gestor saberá exatamente o que está funcionando e o que precisa ser modificado.

Além deste, existem outros benefícios, como:

  • precisão nas decisões;
  • avaliação minuciosa dos funcionários e das equipes de trabalho;
  • mais segurança para definição de metas;
  • capacidade de orientação dos colaboradores.

Indicadores de produtividade no setor de facilities

Conheça as principais métricas que podem ser utilizadas para controle da produtividade em serviços de higienização hospitalar:

  • Tempo médio necessário para execução de uma atividade: este indicador é utilizado para medir quanto tempo cada funcionário leva para desempenhar uma atividade. Posteriormente, os dados são analisados e comparados.
  • Número de chamados e processos executados: os colaboradores são avaliados pelo número de chamados de pacientes que receberam e quantos executaram.
  • Satisfação do cliente: o paciente precisa ser bem atendido no hospital, portanto, não são apenas os números de chamados recebidos e atendidos que são analisados. Além disso, também é observado o índice de satisfação de quem utilizou o serviço. 
  • Taxa de conclusão de tarefas: o fato de um funcionário concluir um maior número de tarefas que outro é uma reclamação frequente dentro dos hospitais e deve ser um fator de produtividade a ser considerado. 
  • Valor investido x horas de trabalho: este indicador mostra quanto o colaborador custa para o hospital e o quanto ele produz. É através deste índice que muitos gestores decidem demitir um funcionário por mais tempo para contratar dois outros. 
  • Índice de uso médio de insumos: é avaliado o consumo médio de recursos pela equipe. 

Fale com a Exal Facilities

Agora que você conhece o que são os indicadores, alguns dos benefícios e as principais métricas usadas para controle da produtividade em serviços de higienização hospitalar, que tal começar a utilizá-las? Dessa forma, se você quer entender melhor sobre como funcionam esses indicadores e tirar algumas dúvidas, fale conosco. Afinal, teremos o maior prazer em atendê-lo!