Colaborador sobrecarregado e estressado é o mesmo que funcionário com baixa produtividade, que pode adoecer e gerar despesas, certo? Para evitar esse tipo de situação em sua empresa, você pode adotar práticas simples e de baixo custo, como as pausas de boa qualidade no trabalho.

Dependendo da jornada de trabalho, de acordo com as leis trabalhistas, essa pausa varia entre 15 minutos e 24 horas, e pode reduzir o estresse, aumentar a produtividade, melhorar a qualidade de vida dos funcionários e deixá-los mais contentes. Tudo isso é importante para a empresa!

Para ajudá-lo a entender um pouco mais sobre a importância da pausa no trabalho, preparamos este material detalhado. Confira!

Cada jornada de trabalho tem uma pausa diferente

Os intervalos no trabalho são regulamentados por lei e funcionam de acordo com cada jornada. Por exemplo, se o colaborador trabalha de 4 a 6 horas por dia, ele tem direito a uma pausa de 15 minutos.

Veja como funciona para cada jornada de trabalho:

  • Jornada de até 4 horas: sem pausa.

  • Jornada de 4 a 6 horas: 15 minutos de pausa.

  • Jornada de mais de 6 horas: 1 hora de pausa.

  • Jornada de ntre um dia e outro: 11 horas de pausa.

  • Jornada de entre uma semana e outra: 24 horas de pausa.

Oferecer intervalos de qualidade é importante

Possibilitar que seus funcionários tenham pausas de qualidade no trabalho é muito importante! Afinal, qual seria o diferencial da sua empresa com o público interno se ela fizesse apenas sua obrigação legal?

Uma boa maneira de tornar os intervalos mais agradáveis e relaxantes é investindo em um espaço de café, por exemplo. Uma máquina de expresso, alguns biscoitinhos e chás podem transformar uma salinha pequena e simples em um espaço de convivência perfeito.

Inclusive, pesquisadores da London School of Hygiene and Tropical Medicine fizeram um estudo e constataram que a cafeína é benéfica para a memória e concentração dos colaboradores, diminuindo até os erros cometidos.

Pausas no trabalho evitam o estresse

O estresse e o esgotamento mental têm se tornado cada vez mais presentes no dia a dia das empresas. Fatores externos e internos acabam provocando tensão emocional nos colaboradores e podem até gerar problemas psíquicos sérios.

Fazer pausas durante o trabalho para tomar um café, alongar o corpo, conversar e relaxar pode evitar doenças, como a famosa Síndrome de Burnout, por exemplo. Esse problema é também conhecido como síndrome do esgotamento profissional.

As principais características dessa doença são o estresse crônico e um constante estado de tensão emocional, gerados por condições desgastantes no âmbitos físico, emocional e psicológico.

O descanso colabora com a produtividade

Aumentar a produtividade é um assunto muito discutido no mundo corporativo, e é possível encontrar diversos fatores que colaboram com isso. Dentre eles, estão também o descanso, o relaxamento e a redução do estresse.

Um funcionário com estados físicos e emocionais saudáveis tende a ser mais produtivo, além de ser mais facilmente alcançado por ações motivacionais. A pausa no trabalho influencia diretamente para essa qualidade de vida devido a fatores já citados aqui neste texto.

Esperamos que este post tenha ajudado você a entender mais sobre pausas no trabalho! Caso tenha alguma dúvida ou dica sobre o assunto, deixe seu comentário aqui embaixo. Vamos conversar!

Deixe uma resposta

Fechar Menu